Evento: Defesa Civil realiza workshop em Jundiaí

Workshop será realizado nesta segunda-feira, dia 9

sex, 06/06/2003 - 18h43 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a Regional de Defesa Civil de Campinas e a Prefeitura de Jundiaí realizam na próxima segunda-feira, dia 9, das 8h às 12 horas, em Jundiaí, um Workshop de Defesa Civil. O evento tem como objetivo realizar a avaliação dos resultados da Operação Verão 2002/2003 e uma abordar a preparação para as emergências do período de inverno (estiagem).

Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT e especialistas do Corpo de Bombeiros apresentam medidas técnicas de preparação para desastres, além da prevenção e preparação para incêndios florestais, ocorrências típicas do período de estiagem, durante os meses de junho a setembro.

Para o evento, foram convidados autoridades municipais e representantes da Defesa Civil dos 90 municípios da região administrativa de Campinas. Os municípios de Atibaia, Amparo, Bragança Paulista, Campinas, Campo Limpo, Jundiaí, Limeira, Hortolândia, Pedreira e Socorro, que integram o Plano de Defesa Civil da região, estarão presentes também para a avaliação técnica da Operação Verão, que será realizada no mesmo local, das 13h às 16 horas.

Avaliação da Operação Verão 2002/2003 no Estado de São Paulo

O verão 2001/2002 foi considerado um período de normalidade, com acumulados pluviométricos variando entre a média e abaixo da média dos últimos anos no Estado. Já o verão deste ano foi marcado, de forma geral, por chuvas fortes, com índices pluviométricos de aproximadamente 30% acima da média dos últimos 30 anos, distribuídas de forma irregular, mais intensas na segunda quinzena de janeiro, e generalizadas em todo o Estado de São Paulo, devido à manifestação do El Niño, que deixou as temperaturas mais elevadas na região Sudeste. Com essa elevação de temperaturas, as chuvas caíram em forma de pancadas fortes, em curto espaço de tempo. Este foi um verão mais intenso, que registrou números mais significativos.

No total, foram 129 os municípios afetados pelas chuvas deste verão, um número aproximadamente 34% superior ao verão anterior. Houve 44 municípios que decretaram situação de anormalidade (68% a mais que o verão anterior), sendo 37 decretações de Situação de Emergência e 07 Estado de Calamidade Pública.

A Defesa Civil do Estado registrou, em razão das fortes chuvas, 54 feridos, 34 mortes, 3.699 desabrigados e mais de 14 mil desalojados. Quanto à causa das mortes, 16 foram por soterramento/ desabamento, 9 por inundações e 09 por raios. Comparando este período com os últimos 7 anos, houve 15,4% a menos de feridos e um pequeno aumento (4,3%) no número de mortes. A Defesa Civil Estadual registrou um total de aproximadamente 450 ocorrências, 279 delas mais severas, provocando danos e prejuízos sociais e econômicos, sendo 106 casos de deslizamentos/desabamentos e 173 casos de inundações.

Cabe destacar que dos 106 casos de deslizamentos / desabamentos registrados, apenas 7 deles causaram as 16 mortes (6,6% de ocorrências com vítimas fatais). Quanto às inundações, das 173 ocorrências registradas, apenas 04 causaram a morte das 09 vítimas (5,2% de ocorrências com vítimas fatais). Nas duas situações, fica evidente que o maior número de mortes ocorreu em casos pontuais, como as 07 vítimas soterradas no dia 28/01/03, em Taboão da Serra (43,7% do total de vítimas de soterramento no Estado), ou as 07 vítimas afogadas no dia 17/02/03, na região de Campinas (cerca de 78% do total de mortes em inundações no Estado).

O grande destaque deste verão foi o número de remoções preventivas registradas: 2.501 pessoas (desabrigadas e desalojadas) foram removidas preventivamente de áreas de risco iminente (42,8% dos desabrigados), o que contribuiu para a redução das MORTES neste período. O Estado suplementou o atendimento às pessoas afetadas pelas chuvas com gêneros de primeira necessidade (colchões, cobertores, alimentos e outros) no valor total de R$ 258.320,00.

Durante a Operação Verão, a Defesa Civil Estadual coordena Planos nas regiões mais críticas do Estado: Serra do Mar, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas. O Centro Estadual de Gerenciamento de Emergências – CGE emitiu neste verão, para os órgãos do Sistema Estadual de Defesa Civil, 812 Boletins Meteorológicos e 183 Boletins de Alerta, favorecendo a ação preventiva, com a antecipação das informações sobre a iminência de fortes chuvas, e sua confirmação por meio dos Alertas, tornando possível o posicionamento estratégico de equipes locais de emergência e a remoção preventiva de famílias das áreas com risco. Participam as Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, o IPT, o IG, o DAEE, as equipes municipais de Defesa Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a própria comunidade.

Na Serra do Mar e Litoral, onde existe há 15 anos, o PPDC específico para escorregamentos de encostas, foi o 6º ano consecutivo sem registro de mortes por soterramento. Também no Vale do Ribeira, após 7 anos de operação do PPDC específico para as inundações da região, este foi o 5º ano sem registro de mortes em inundações.

Medidas projetadas para o próximo verão

– Programa Pró-lar áreas de risco, por meio de parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacionai e Urbano (CDHU);

– Aperfeiçoamento do Plano Preventivo de Defesa Civil para a Região de Campinas, que havia sido implantado em caráter experimental;

– Expansão dos Planos Preventivos para outras regiões críticas, como a região do ABCD paulista (Região Metropolitana de São Paulo) e região de Sorocaba;

– Expansão dos cursos e treinamentos para preparação das equipes de emergências municipais e para comunidades residentes em áreas de risco,

– incentivo à implantação de Núcleos de Defesa Civil em áreas de risco e Escolas.

Data: Segunda-feira, dia 9 de junho de 2003
Horário: das 8h às 12 horas
Local: Rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro – Jundiaí

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Defesa Civil

M.J.