Evento: Defesa Civil prepara ações para o Dia Internacional para Redução de Desastres

Atividades serão realizadas nesta quarta-feira, dia 8, em todo o Estado

qua, 08/10/2003 - 9h36 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 8, se comemora o Dia Internacional para Redução dos Desastres, tendo com tema deste ano desastres relacionados à água (inundações, deslizamentos de terra, tempestades, raios, falta de água, estiagem, baixa umidade relativa do ar, etc.).

A Defesa Civil do Estado de São Paulo propõe uma reflexão sobre o assunto, com a participação do poder público e da população, realizando ações para prevenção às ameaças causadas pela água, valorização dos recursos hídricos e principalmente, formas mais seguras de conviver com o risco.

Objetivo é atuar junto a comunidade vistoriando casas, telhados, calhas, verificando se habitações encontram-se em locais seguros ou não, e na dúvida, buscar orientações junto aos órgãos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeituras.

Os Planos de Defesa Civil estão presentes na Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira, Região Metropolitana de São Paulo, Região de Campinas, ABCD Paulista e Região de Sorocaba.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), de 1980 a 2001, mais de 160 mil pessoas morreram, vítimas de inundações e os desastres hidrometeorológicos, que têm aumentado em todo o mundo.

Nos últimos 8 anos, as chuvas causaram enormes prejuízos no Estado de São Paulo, provocando mais de 260 mortes, 370 feridos e deixando mais de 50.000 pessoas gravemente afetadas em 547 municípios, que foram abrigadas pelo poder público. Inundações, soterramentos e tempestades têm causado grandes prejuízos econômicos e sociais.

Só em material de primeira necessidade, repassado pelo Governo do Estado aos municípios afetados de 1998 a 2003, foram investidos mais de R$ 770 mil, sem contar os mais de R$ 52 milhões investidos em obras de Defesa Civil, na maioria, para recuperar danos causados por desastres.

Segundo o coronel Roberto Allegretti, Chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, para fazer frente às inundações e deslizamentos de terra, o Governo do Estado lançou, recentemente, um programa habitacional denominado ‘Pró-Lar-Áreas de Risco’.

‘Em parceria com os municípios, retira pessoas que ocupam irregularmente áreas de maior risco e as transfere para unidades habitacionais especialmente construídas para recebê-las. Além desse trabalho na área de habitação, milhares de outras obras como pontes, galerias, piscinões, muros de contenção, entre outras, foram e estão sendo construídas para proteger as pessoas e melhorar-lhes a qualidade de vida’, destacou Allegretti.

Confira as atividades programadas para esta quarta-feira, dia 8:

  • Barueri: das 8 às 12 horas
    Defesa Civil e escolas do município debatem os temas sobre riscos relacionados à água, com palestras e atividades escolares.

  • São José dos Campos: às 10 horas
    No Instituto Nacional de Meteorologia (INPE) será realizado palestras, com a participação de técnicos de meteorologia e equipes da Defesa Civil de municípios da região.

  • Americana: às 8 horas
    Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Trânsito, Guarda Civil, Polícia Militar e equipes da Saúde realizam apronto operacional na Avenida Rafael Vito, esquina com a Avenida São Gerônimo, simulando resgate de 2 vítimas de inundações.

  • Rio Claro: às 9 horas
    Defesa Civil de Rio Claro, Corpo de Bombeiros e Comgás realizam no Distrito Industrial de Rio Claro, ao lado da Rodovia SP-191, um exercício simulando vazamento de gás na tubulação Brasil – Bolívia. Foram convidadas as equipes da Defesa Civil de Corumbataí, Santa Gertrudes, Analândia e Brotas.

    Estes são os eventos confirmados até o momento. Mais informações pelos telefones (11) 3745-3333 / 3745-3385 ou pelo site www.defesacivil.sp.gov.br.

    Departamento de Comunicação da Defesa Civil