Evento: Defesa Civil do Estado lança Operação Verão 2003 / 2004 para a região de Campinas

Evento será nesta quarta-feira, dia 26, em Jundiaí

qua, 26/11/2003 - 10h20 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil do Estado realizará, nesta quarta-feira, dia 26, às 19h, em Jundiaí, o lançamento da Operação Verão 2003 / 2004, para a região de Campinas.

Durante a Operação Verão, sob a coordenação e supervisão da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, são implementados Planos Preventivos e de Contingência de Defesa Civil, nas regiões de maior risco de desastres, com o objetivo de repassar métodos de planejamento operacional e de contingência entre todos os órgãos integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil.

O Estado de São Paulo possui municípios situados em regiões serranas e em platôs, sujeitas a processos de escorregamentos e de quedas, tombamentos e rolamentos de rochas e matacões.

O intenso intemperismo relacionado com o clima tropical, quente e úmido, contribui para a intensificação desses fenômenos adversos, que têm características sazonais, intensificando-se nos períodos de chuvas concentradas.

Na região de Campinas, foi implementado o Plano de Contingências para inundações e escorregamentos de terra, no verão de 2002/2003. Neste período, chuvas com intensidade superior a 140 mm acumulados em 90 minutos causaram 12 mortes, 06 feridos e afetaram mais de 3.800 pessoas. Foi a segunda maior média de chuva dos últimos 113 anos: a primeira foi registrada em 2001, atingindo 144,7 mm em no mínimo 16 horas. São índices que indicam a necessidade dos municípios estarem permanentemente preparados para enfrentar situações adversas, de origem natural (como as chuvas) ou tecnológica.

O Plano abrange inicialmente 10 municípios: Atibaia, Amparo, Bragança Paulista, Campinas, Campo Limpo, Jundiaí, Limeira, Hortolandia, Pedreira e Socorro. Para este verão, ocorrerá a inclusão de dois novos municípios da região, Serra Negra e Águas de Lindóia, sendo condição mínima a existência de equipe local de Defesa Civil, capacitada a operar tecnicamente o Plano, por meio de ações específicas.

Para a implantação do Plano, a Defesa Civil do Estado, com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, Instituto Geológico – IG e Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, promoveu durante o ano de 2003 várias reuniões técnicas e treinamento específico, capacitando as equipes municipais para a sua operação. Todos os Planos contemplam sistemas de monitorização, alerta e alarme, nas áreas de risco intensificado de desastres com o objetivo de identificar situações de risco iminente e promover a remoção preventiva da população. O maior objetivo é evitar mortes.

Data: 26 de Novembro de 2003
Horário: 19h
Local: Av. Jundiaí, nº 300 – Centro – Jundiaí – Centro de Convenções do Center Park Hotel

Departamento de Comunicação da Defesa Civil