Evento: Defesa Civil do Estado comemora 27 anos neste domingo

Só na Operação Verão deste ano, 1.900 pessoas foram retiradas de áreas de risco

sex, 07/02/2003 - 18h45 | Do Portal do Governo

No próximo domingo, dia 9, a Defesa Civil do Estado de São Paulo comemora seu 27º aniversário. Responsável pela coordenação das ações de prevenção de desastres, a Defesa Civil foi criada em 1976 no Estado de São Paulo, após tragédias como as fortes chuvas de Caraguatatuba (1967) e os incêndios os Edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974).

A Defesa Civil trabalha antes, durante e após as catástrofes, articulando e desenvolvendo ações preventivas de socorro e assistência às vítimas e de recuperação ou reconstrução das áreas atingidas.

Só na Operação Verão 2002/2003, que atingiu 91 municípios, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado emitiu mais de 460 boletins meteorológicos e retirou mais de 1.900 pessoas de áreas de risco de inundação ou deslizamento.

Realiza ainda cursos, treinamentos e simulados, elabora manuais e cartilhas e coordena os Planos Preventivos, que têm como objetivo o mapeamento de áreas de risco, o monitoramento meteorológico e pluviométrico permanente e a realização de vistorias nas áreas de risco para remoção das pessoas.

A Defesa Civil congrega ministérios, órgãos e secretarias federais, estaduais e municipais, institutos técnicos e a própria comunidade, além da participação de voluntários, ONGs e representantes da iniciativa privada.

Clique aqui para visitar o site da Defesa Civil

C.A