Evento: Coordenadoria de Assistência Técnica Integral sedia curso sobre produção de frutas

O curso termina nesta quarta-feira

ter, 11/05/2004 - 16h23 | Do Portal do Governo

Começou nesta terça-feira, dia 11, e vai até amanhã, o Curso sobre Produção Integrada de Frutas. O curso realizado a partir das 8 horas, é destinado e restrito a técnicos, líderes de projetos, representantes técnicos de associações, cooperativas, sindicatos, universidades e técnicos da extensão rural da secretaria de Agricultura.

O objetivo é conscientizar o participante da importância da transferência de tecnologia na cadeia produtiva e da necessidade de multiplicação dos conhecimentos. O participante servirá como multiplicador dos conhecimentos adquiridos para todas as regiões do
Estado de São Paulo.

PIF – Produção Integrada de Frutas

Hoje, todos os países que importam alimentos, seja carne ou fruta, tem como preocupação principal a segurança alimentar. Nada que possa agredir a saúde pública e comprado pela Europa ou pelos Estados Unidos, pois esses países querem a garantia de que a população esteja consumindo produtos de qualidade. Por isso, o produtor que quiser exportar seus produtos tem que seguir certas exigências.

Segundo o engenheiro agrônomo Ryosuke Kavati, da área de fruticultura da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), a fruta para exportação tem que estar isenta de contaminação biológica e com limite aceitável de resíduos de agrotóxicos, para comprovar isso é necessário que elas estejam certificadas. Existem diversos sistemas de certificação e o PIF é o oficial brasileiro.

Hoje as exigências para exportação de frutas in natura, ainda necessitam de adequações, mas apesar disso são todas passíveis de serem atendidas. O que falta é a mudança de comportamento por parte dos produtores já que as exigências para frutas de clima temperado estão valendo desde de janeiro de 2003 e para as frutas tropicais entram em vigor a partir de janeiro de 2005.

O Brasil desenvolve 27 projetos, sendo 22 de produção integrada e 5 em defesa agropecuária. São 466 produtores envolvidos, numa área de 17.119 hectares e uma produção total de 498 mil toneladas. Só em São Paulo são 9 projetos com banana, caqui, manga, goiaba, figo, uva, lima ácida, maracujá azedo e laranja.

O Curso é uma realização conjunta da EMBRAPA, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e CNPQ. Conta com o apoio da Cati e do Sebrae. A Cati fica na Avenida Brasil 2340 – Campinas – SP.

Da Assessoria de imprensa da Cati
C.A.