Evento: Começa neste final de semana o VIII Revelando SP

Público poderá conferir manifestações folclóricas e da culinária de 180 municípios no Parque da Água Branca

qua, 08/09/2004 - 8h26 | Do Portal do Governo

O interior vai invadir com muita arte, comida e alegria a capital paulista entre os dias 11 e 19 de setembro, numa das maiores celebrações culturais do país. Manifestações folclóricas, tradicionais e da culinária de 180 municípios farão do VIII Revelando SP de 2004, no Parque da Água Branca uma oportunidade única para se conhecer a riqueza de pontos representativos do estado.

Este ano, o mega evento celebra os 450 anos da cidade de São Paulo, com ênfase aos aspectos não tão divulgados da cultura paulistana, como o Trajeto da Proibição, onde representantes de escolas de samba farão pela primeira vez o percurso proibido por antigos prefeitos, que inclui ruas da região. A abertura oficial da festa, no domingo, dia 12, será marcada pela chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A santa desembarca de helicóptero no Memorial da América Latina, às 11h. Em seguida, irá para o parque, a algumas centenas de metros de distância.

O público da capital poderá experimentar, por exemplo, o “fogareiro” de Guararema, onde se prepara a famosa “galinhada” da região. Durante nove dias, das 9h às 17h, a cada hora, um tour, a bordo de troléis e charretes levará grupos de visitantes ao Parque da Água Branca e a Praça Cornélia.

A Secretária de Estado da Cultura, Claudia Costin, ressalta que o projeto não visa apenas promover uma mostra de cultura tradicional pura e simplesmente. Pretende também promover uma reflexão sobre o que é patrimônio cultural – definido como patrimônio material e imaterial – e estabelecer formas de proteção a esse bem fundamental para a criação da identidade de um povo.

Antonio Carlos de Moraes Sartini, Diretor Técnico do Departamento de Atividades Regionais da Cultura, lembra que, em sua oitava edição, o projeto pretende demonstrar o sucesso da ação da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Abaçaí Cultura e Arte, em promover todas as riquezas e diversidades culturais do povo paulista. “Este ano, a ação educativa será ampliada e esperamos receber, em visitas monitoradas, mais de 15 mil estudantes da rede pública de ensino. Essa é a forma de fazer do projeto um importante pólo de conhecimento de nossos costumes e da rica cultura tradicional”.

Ao mesmo tempo, conceitos que estão por trás do Revelando SP está na linha de frente das discussões mundiais promovidas pela UNESCO, que lançou um manifesto em janeiro de 2000, nomeando esta essa década, como Uma Década de Cultura pela Paz.

  • Confira a programação completa no site www.cultura.sp.gov.br

    Serviço:
    Evento: Revelando São Paulo
    LOcal: Parque da Água Branca: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Tel. (11) 3865-4131
    Data: de 11 a 19 de setembro
    Grátis

    Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura