Evento: Começa hoje mostra do 17º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

Público poderá conferir a partir de amanhã, dia 7, mostra que privilegia simplicidade e inovação

qui, 06/11/2003 - 9h33 | Do Portal do Governo

Para provar que o design não está necessariamente em produtos sofisticados nem na alta tecnologia, mas em objetos simples e baratos, a exposição do 17º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira estará pronta para visitação a partir de sexta-feira, dia 7, apresentando cerca de 80 produtos. A abertura da mostra será hoje, dia 6, data em que se comemora o Dia do Designer, quando os 20 vencedores receberão prêmios e menções honrosas.

O concurso, que ocorreu em setembro, teve número recorde de 333 participantes desde sua criação, em 1986. As categorias contempladas são mobiliário, utensílios, iluminação, têxteis e revestimentos, equipamentos de construção, equipamentos eletroeletrônicos e ensaios críticos.

Em sua 17a edição, o prêmio alcança abrangência nacional, com a participação de profissionais de 14 Estados brasileiros, do Amazonas ao Rio Grande do Sul, o que permitirá a exposição de uma ampla variedade de produtos.

Os premiados

Estarão expostos produtos dos mais variados tipos, desde equipamento hospitalar, vencedor na categoria equipamentos eletroeletrônicos, a um varal de roupas íntimas, que obteve o primeiro lugar na categoria utensílios.

O ventilador pulmonar Intermed Interplus, projetado por Levi Girardi, mostra como o design pode trazer funcionalidade a um produto de alta complexidade. Já o Sequinha, um colorido pendurador de lingerie, para ser usado no box do banheiro, foi considerado pelo júri um produto bem-humorado, inteligente e singelo. A autoria é de Manoel Bandeira, baiano de 30 anos, que também conquistou o segundo lugar na categoria mobiliário com a cadeira Levita, uma inovação na tipologia das cadeiras de balanço.

O primeiro lugar em mobiliário foi para o veterano designer brasileiro, Michel Arnoult, 81 anos. Ele venceu com a cadeira Pelicano, que pode ser considerada a síntese e o aprimoramento de sua trajetória desde os anos 1950 no Brasil, de busca do móvel funcional e de baixo custo.

SERVIÇO

Exposição da 17a Edição Prêmio Design Museu da Casa Brasileira
Entrega dos prêmios: 6 de novembro, às 19 horas
Local: Museu da Casa Brasileira – Avenida Faria Lima, 2.705
Telefone: (11) 3032-3727
Visitação: 7 de novembro a 7 de dezembro, de terça-feira a domingo, das 13 às 18 horas
Ingresso: R$ 4,00; estudantes pagam R$ 2,00 – gratuito aos domingos.
Visitas monitoradas: servicoeducativo@mcb.sp.gov.br
Home page do Museu da Casa Brasileira: www.mcb.sp.gov.br

Marcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial