Evento: Cetesb e Organização Mundial da Saúde discutem saúde e qualidade ambiental

Seminário será realizado nesta quinta-feira, dia 25

qui, 25/09/2003 - 8h19 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA) promove o seminário ‘Saúde da Criança e Qualidade Ambiental’, nesta quinta-feira dia 25, reunindo especialistas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O evento será das 8h30 às 17 horas, no Auditório Augusto Ruschi, na Avenida Professor Frederico Hermann Jr, 345, Alto dos Pinheiros, em São Paulo. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (11) 3030-6377 ou 3030-6378.

Palestras

O seminário será aberto com a palestra de Jenny Pronczuk, da OMS de Genebra, que falará sobre ‘A vulnerabilidade infantil frente aos riscos ambientais e os programas internacionais da Organização Mundial da Saúde relacionados com a saúde da criança e o ambiente’, e também enfocará as questões relativas aos três ambientes em que uma criança vive: o lar, a
escola e a comunidade.

Três especialistas brasileiros da área da saúde também estarão apresentando seus trabalhos: Paulo Saldiva, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, falará sobre a exposição ambiental das crianças e efeitos dos contaminantes da água, ar, solo e alimentos; Antony Wong, do Centro de Assistência Toxicológica – CEATOX, falará sobre medidas para a prevenção da saúde da criança; e Renata Waksman, da Sociedade Brasileira de Pediatria, falará sobre os estudos realizados no Brasil sobre a saúde da criança.

Especialistas da Cetesb falarão sobre monitoramento e avaliação da qualidade ambiental: Nelson Menegon Jr., gerente do Setor de Águas Interiores, falará sobre qualidade das águas superficiais; Maria Lúcia Guardani, gerente do Setor de Telemetria , sobre qualidade do ar; e Dorothy C. P. Casarini, gerente da Divisão de Qualidade de Solo, Águas Subterrâneas e Vegetação, sobre qualidade do solo e águas subterrâneas.

Da Assessoria de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente