Evento: Cepam promove seminário sobre Agências de Desenvolvimento

Será realizado nesta segunda e terça, dias 13 e 14, na Assembléia Legislativa

seg, 13/09/2004 - 8h24 | Do Portal do Governo

O Cepam, em parceria com a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realiza nos próximos dias 13 e 14 de setembro o Seminário Agências de Desenvolvimento – Experiências e Propostas, no auditório Teotônio Vilela, na Assembléia Legislativa (Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – São Paulo – SP).

Um dos objetivos do seminário é apresentar a Agência de Desenvolvimento Local ou Regional como uma instituição de gestão do território, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sócio-econômico e a atração de investimentos.

Dirigido a prefeitos, vereadores, servidores e técnicos de órgãos públicos dos governos estadual e municipal, representantes da sociedade civil e demais interessados no tema, o seminário pretende discutir as diversas questões que envolvem a implantação e funcionamento de Agência de Desenvolvimento Local e Regional.

O seminário será aberto pelo deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo e pelo presidente do Cepam, Sílvio Torres.

Fazem parte da programação temas como Motivação, Objetivo e Papel das Agências; Problemas enfrentados e estratégias utilizadas na implantação e funcionamento das Agências; Modelos jurídicos e organizacionais adotados e sistema de articulação externa das Agências, além de debates.

Serão apresentados relatos de experiências das Agências de Desenvolvimento da Alta Mogiana, do Grande ABC e de São João da Boa Vista, no Estado de São Paulo, e também das Agências do Meio Oeste Catarinense – SC, de Desenvolvimento Pólo – RS e de Desenvolvimento Sustentável do Brasil Central – MG.

Na ocasião, a Coordenadoria de Gestão de Políticas Públicas – Cogepp, do Cepam, vai realizar uma pesquisa com as agências presentes, elaborando um documento, com avaliação dos processos de criação e implantação das agências, reunindo as principais reivindicações, estudos sócio-econômicos e de oportunidades de negócios.

Da Assessoria de Imprensa do Cepam – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal – Fundação Prefeito Faria Lima

(AM)