Evento: Cepam orienta sobre Política Municipal de Acessibilidade

Abertura será realizada pelos presidentes, Sílvio França Torres, do Cepam e José Eduardo Afonso, do Crea

ter, 05/10/2004 - 20h10 | Do Portal do Governo

O Cepam, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/SP), realiza no próximo dia 22 de outubro o 2º Seminário de Acessibilidade, com o tema Gestão Cidadã: Cidade Acessível, em seu auditório (Av. Prof. Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, São Paulo – SP).

Buscando inserir a acessibilidade na formulação de políticas públicas e na promoção de ações inclusivas, o evento pretende discutir e esclarecer questões sobre legislação urbanística, eliminação de barreiras físicas, aplicação de normas técnicas, e, principalmente, abordar a importância de uma política de acessibilidade nos municípios.

Dirigido a prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, secretários, responsáveis e técnicos de obras, planejamento, habitação, saúde e da área social, engenheiros, arquitetos e demais interessados, a abertura do Seminário será realizada pelos presidentes, Sílvio França Torres, do Cepam e José Eduardo de Paula Afonso, do Crea/SP.

O evento conta com o apoio de instituições como a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – Corde, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, entre outros.

Informações no Cepam pelos telefones (11) 3811 – 0435 e 3814 – 7253, ou e-mail: escola@cepam.sp.gov.br. As inscrições devem ser feitas com antecedência no site www.creasp.org.br.

Programação

Na parte da manhã será desenvolvido o Painel Política Nacional de Acessibilidade, coordenado por Maria Beatriz Barbosa, representante do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Crea/SP, com informações sobre programas, legislação federal, normas da ABNT, e palestras.

Ainda na programação, o médico Luiz Roberto Ramos, da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, vai enfatizar a questão do envelhecimento da população e os reflexos nas políticas urbanísticas.

Coordenado por Maria Niedja de Oliveira, técnica do Cepam, o Painel Os compromissos públicos com a garantia da acessibilidade ocupa a parte da tarde do seminário, que também a experiência do CREA de Pernambuco, desenvolvida em Olinda, sobre a campanha e cartilha intituladas ‘Campanha de Acessibilidade: Fácil acesso para todos’.

Outro tema presente é a nova NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos), que será abordado pela arquiteta e técnica Adriana Almeida Prado do Cepam. A norma está disponível gratuitamente no site www.cepam.sp.gov.br .

Referência para os municípios

O Cepam, desde 1991, vem atuando nas questões da acessibilidade urbana, promovendo seminários, congressos e cursos que orientam e capacitam as administrações municipais no que diz respeito às modificações na legislação municipal para melhorar a acessibilidade, tudo em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Participa, ainda de congressos e oficinas nacionais e internacionais.

Recebeu, em 2004, o prêmio de melhor trabalho de gerontologia durante o XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, que aconteceu em Salvador- BA, pelo trabalho de tema livre Habitação Popular Acessível ao Idoso, desenvolvido no Cepam pelas arquitetas Adriana Almeida Prado e Jussara Morelli Rodrigues.

Atuando junto ao Governo do Estado de São Paulo, o Cepam acaba de assinar o segundo contrato com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM num projeto de adequação às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida nas estações.