Evento: Centro de reabilitação na Cracolândia comemora 1 ano

Evento será nesta terça-feira, dia 24, das 9h às 16h30

sex, 20/06/2003 - 13h49 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), da Secretaria de Estado da Saúde, comemora seu primeiro aniversário nesta terça-feira, dia 24, das 9h às 16h30, com o evento “Construindo Políticas Públicas de Álcool e Drogas no Estado de São Paulo”.

A abertura terá apresentação do Grupo Tambores da Batucada, formado por usuários de drogas atendidos no centro. Em seguida o Grupo de Teatro Nova Palavra, formado também por usuários de drogas, interpretará a peça “Nova Força = Cratod”, escrita por seus integrantes.

“Temos orgulho dos dois grupos, pois surgiram dentro do serviço. O estímulo à arte faz parte do nosso processo terapêutico”, afirma a psiquiatra Luizemir Lago, diretora do Cratod. Para formação dos grupos o Cratod tem parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.

O Cratod foi criado em junho de 2002 e implantado na zona central da capital, mais conhecida como Cracolância, por causa do alto índice de consumo de crack. “O Cratod dá certo porque os usuários de drogas sentem que a postura é de acolhimento”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Durante todo esse primeiro ano o Cratod recebeu 1.275 pessoas_ 11% adolescentes (13 a 21 anos) e o restante adultos. “Mais de 40% das pessoas que recebemos são moradores de rua ou de albergues”, diz a diretora Luizemir.

O atendimento no Cratod é multidisciplinar. Uma equipe composta por médicos clínicos e psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros acompanha desde a desintoxicação até o resgate da auto-estima. O índice de reabilitação da dependência de drogas é de cerca de 30%. Isso vale para os países do primeiro mundo e para o Cratod.

“O objetivo do centro é trabalhar com a perspectiva da redução de danos, o que inclui a preservação da saúde do usuário, aumento da autoestima e diminuição do ônus para o sistema de saúde e para a sociedade”, conclui a diretora. O Cratod fica na rua Prates, 165 – Bom Retiro, capital.