Evento: CDHU e IBSTH lançam programa de incentivo a projetos de uso racional da água

Lançamento será nesta quinta-feira, dia 15, às 18h30, no Pavilhão de Exposições do Anhembi

qui, 15/04/2004 - 10h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), e o Instituto Brasileiro de Serviços e Terceirização na Construção e na Habitação (IBSTH) lançam nesta quinta-feira, dia 15, o Programa Top S CDHU/IBSTH Responsabilidade Social. O lançamento será às 18h30, na Feira Internacional da Indústria da Construção (Feicon 2004), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, primeiro mezanino, acesso rampa sul (rua Olavo Fontoura, 1.209, no bairro Santana, Capital).

A iniciativa tem como objetivo incentivar os prestadores de serviços da CDHU a desenvolver projetos e produtos que tenham como principal foco o uso racional da água e da energia elétrica. Em março, a Companhia convidou os seus prestadores de serviços na área de construção para participarem do programa, quando obteve a adesão de seis empresas.

Estas empresas, que também estão expondo material promocional no estande da CDHU e do IBSTH, na feira, desenvolverão agora projetos na área de responsabilidade social que serão apresentados na Feicon 2005, quando então obterão o certificado de reconhecimento do programa.

Segundo o secretário Barjas Negri, o programa vai beneficiar os mutuários da CDHU que terão uma redução do consumo de água e energia elétrica e, consequentemente, a suas contas terão valores mais acessíveis.

‘A CDHU constrói moradias para quem mais precisa e, por isto, procuramos também, de todas as maneiras, proporcionar economia a esta população de baixa renda’, explica.

Uso racional da água

A CDHU é uma empresa com função social e vem se preocupando cada vez mais com a questão ambiental, seja por meio de projetos de intervenção em infra-estrutura e urbanização ou de programas como a realizado com o IBTSH. Na Feicon deste ano, a Companhia também está lançado o livro Programa de Conscientização Ambiental em Condomínios da CDHU e apresenta um projeto-piloto implantado em um conjunto habitacional.

O livro traz informações sobre gestão ambiental de água e energia elétrica em conjuntos habitacionais. Já o projeto-piloto mostra na prática os conceitos de racionalidade de água e energia aplicados em um prédio do Conjunto Habitacional Campo Limpo A, na zona sul da Capital, entregue em 1997. O projeto contemplou a revisão da parte elétrica e hidráulica do prédio, visando detectar problemas como fuga de energia e vazamentos de água, além da troca de vasos sanitários com capacidade de 12 litros para vasos de 6 litros. Desde 2002, os novos empreendimentos da CDHU já possuem este tipo de vaso sanitário mais econômico.

Estes trabalhos são resultados de uma metodologia desenvolvida pela Companhia, em parceria com o IBTSH, para diagnosticar problemas nas instalações hidráulica e elétrica, bem como otimizar o uso destas redes, com a utilização de equipamentos de alta tecnologia, que refletirá em uma melhor qualidade destes serviços e na redução do valor das contas de consumos dos mutuários. A iniciativa proporciona também uma nova maneira, mais racional, de se consumir a água, recurso natural cada vez mais escasso nos nossos dias e presente também no processo de fornecimento de energia elétrica.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Habitação

(AM)