Evento: Campanha de Prevenção à Hipertensão Arterial Infantil e Juvenil será neste sábado

Objetivo é identificar modificações na pressão arterial de crianças e adolescentes

qui, 14/08/2003 - 17h15 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 16, será realizada pela primeira vez, no Poupatempo Itaquera, a ‘Campanha de Prevenção à Hipertensão Arterial Infantil e Juvenil’, em parceria com o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas.

A campanha tem por objetivo identificar modificações na pressão arterial de crianças e adolescentes, em especial a hipertensão (pressão alta), doença bastante comum em adultos e que também é observada em crianças de todas as idades.

Os sintomas mais comuns da pressão alta em crianças são: irritabilidade, falta de apetite, incapacidade de ganhar peso, desenvolvimento inadequado e, nos casos mais graves, convulsões e hemorragia cerebral.

‘Esta Campanha é de grande importância para a população pois a hipertensão infantil é uma doença quase invisível por não apresentar sintomas na maior parte dos casos, além de ser pouco conhecida pela maioria das pessoas’, explica Plínio Ripari, Gerente do Poupatempo Itaquera.

O atendimento será realizado por nefrologistas do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, das 8h às 12 horas, na Praça Laranja do Posto. Todos que apresentarem alterações na pressão arterial serão encaminhados ao Instituto para tratamento e acompanhamento.

O Poupatempo Itaquera fica na Av. do Contorno, 60, ao lado da estação Corinthians-Itaquera do Metrô.