Evento: Caminhadas em todo o Estado abrem a II Semana da Solidariedade neste domingo

Abertura oficial do evento será realizada no Largo Pátio do Colégio

sex, 30/08/2002 - 17h53 | Do Portal do Governo

Com a caminhada – Parceiros da Solidariedade – organizada em todos os municípios do Estado, terá início neste domingo, dia 1º, às 10 horas, no Largo Pátio do Colégio, a II Semana da Solidariedade. O objetivo é unir variados segmentos da sociedade para a reflexão e exercício da cidadania e do voluntariado. Até o dia 8 de setembro serão realizadas várias atividades em todo o Estado de São Paulo, com a participação das 6.100 escolas estaduais da rede de ensino.

No local será realizado um Culto Ecumênico e executados os Hinos Nacional e da Solidariedade. Em seguida, às 10h30, terá início a caminhada ‘Parceiros da Solidariedade’. Mais de 1.000 pessoas partirão do Pátio do Colégio e percorrerão as ruas Anchieta e Boa Vista até o Largo São Bento. Passarão pelas ruas São Bento e XV de Novembro e retornam ao Pátio do Colégio. Caminhadas acontecerão simultaneamente nos 645 municípios do Estado, organizadas pelas Primeiras-Damas locais.

Às 11h30, na E.E. Antônio Firmino de Proença, na Mooca, acontecerá a apresentação dos Talentos do Programa Parceiros do Futuro. Serão ao todo 3 exibições de grupos de Streetdance, Maculelê e ginastas formados por alunos da rede. Em seguida, o Secretário da Educação Gabriel Chalita fará o Lançamento da Gincana Escola + Escola , que será realizada em todo o Estado, com provas de arrecadação de livros e material reciclável.

Atividades diárias

Durante oito dias serão realizadas várias atividades culturais, esportivas e educacionais. No dia 6 (sexta-feira), todos os Museus públicos do Estado e vários museus privados abrirão suas portas gratuitamente à população. Na capital, acontecerão ainda apresentações de canto coral, dança, teatro, leilões beneficentes, oficinas, mutirões, desfiles de moda e shows. Para encerrar a semana, será realizado em São Paulo um casamento comunitário para aproximadamente 300 casais.

Gincana Escola + Escola

Na semana da solidariedade será realizada também a Gincana Escola + Escola, com provas de arrecadações de livros e produtos recicláveis entre as escolas estaduais. A gincana, organizada pela Secretaria de Estado da Educação, acontecerá entre os dias 2 e 6 de setembro em todas as escolas estaduais de São Paulo. O objetivo dessa atividade é desenvolver a prática da cidadania através de atividades culturais, artísticas e ações sociais entre os alunos do ensino fundamental e médio, professores e a comunidade. No interior, a gincana será dividida em 3 etapas: escolar, município e Diretoria de Ensino. Já na Capital, serão apenas 2 etapas: escolar e Diretoria de Ensino.

Data: Domingo, dia 1º de setembro de 2002
Horário: 10 horas
Local: Largo Pátio do Colégio – Centro – SP