Evento: Calendário 2003 da Imprensa Oficial será lançado no Circo Escola Picadeiro

Lançamento será nesta quinta-feira, dia 12

qui, 12/12/2002 - 8h17 | Do Portal do Governo


O show do grupo musical MPB-4 e atrações circenses com malabaristas, pernas-de-pau, trapezistas e palhaços divertirão os 2 mil convidados na festa de lançamento do Calendário 2003 da Imprensa Oficial, nesta quinta-feira, dia 12, às 19 horas, no Circo Escola Picadeiro, na zona sul de São Paulo. “O tema Brincadeiras de Criança, adotado pela empresa, levou-nos a pensar em um lançamento diferente”, comenta a coordenadora de Feiras e Eventos da Imprensa Oficial, Teresa Cristina de Miranda Vicente.

Os calendários de parede serão vendidos no local a R$ 20,00 e terão a renda revertida à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (Apae-SP). Como lembrança os convidados levarão um brinde contendo brinquedos como peão de madeira, corda para brincar de pula-pula, ioiô e um jogo de bolas-de-gude.

Produzidos desde 1996, os calendários da Imprensa Oficial tornaram-se marca registrada da empresa. A edição de 1997 com o acervo da Pinacoteca do Estado e a de 2000 retratando a arte plumária indígena brasileira receberam menção honrosa do Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica.

Talentos individuais

A partir da idéia do vice-presidente da Imprensa Oficial, Luiz Carlos Frigerio, o gerente de pré-impressão, José Paulo Prado, e os produtores gráficos Ricardo Francia Xavier e Selma Brisolla de Campos criaram e produziram o projeto que teve ilustrações de Robson Almeida Minghini e textos de Fernando de Oliveira.

Na opinião do gerente, uma das recompensas na realização desse projeto foi poder descobrir o talento excepcional de cada um dos integrantes da equipe. “Na verdade, foi ousadia delegar tarefa tão importante a uma equipe de funcionários tão jovens de casa”. Ricardo e Fernando estão há três meses na empresa, Selma e Robson, os mais antigos, trabalham há pouco mais de um ano e meio na pré-impressão.

Cada folha do calendário é composta por um desenho principal e por outros secundários. Os produtores debruçaram-se principalmente sobre aquelas brincadeiras quase esquecidas nos grandes centros urbanos, como pião, carrinho de rolimã e cabo-de-guerra, hoje substituídas pelos jogos eletrônicos. Até a finalização do calendário foram elaborados mais de 50 desenhos, sem contar os esboços a lápis (roughs) e aqueles que acabaram sendo descartados.

O estagiário de publicidade Fernando Oliveira fez uso de sua criatividade e pediu aos sobrinhos e filhos de amigos que lhe contassem o que conheciam das brincadeiras antigas de crianças para poder conhecer a linguagem infantil abordada nos textos do calendário. Na sua opinião, as crianças de hoje pouco conhecem daquelas brincadeiras. “Meus sobrinhos Luísa, de 9 anos, e Guilherme, de 6, só conheciam o pião e a bolinha de gude”, comenta. “Para escrever os textos inseridos no calendário tive de lembrar da criança que fui um dia.”

Os calendários podem ser adquiridos no evento de lançamento, na livraria virtual da Imprensa Oficial (www.imprensaoficial.com.br), ou pelo telefone 0800-123401.

Data: Quinta-feira, dia 12 de dezembro de 2002
Horário: 19h
Local: Picadeiro Circo Escola Av. Cidade Jardim, 1105 – Itaim Bibi -SP

Da Agência Imprensa Oficial