Evento: Artesãos vão mostrar a arte da cultura paulista na 23ª Exposição do Presépio

Artistas cadastrados na Sutaco, ligada à Secretaria de Emprego, poderão se inscrever até o dia 22

qua, 13/10/2004 - 9h46 | Do Portal do Governo

Obras de artesãos cadastrados na Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), ligada à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, podem participar da 23a Exposição do Presépio Artesanal Paulista. Os interessados devem se inscrever até o dia 22. Técnicos da instituição selecionarão 110 trabalhos provenientes de diversas regiões do Estado. A intenção é mostrar a diversidade do artesanato paulista, cujo valor histórico está associado às tradições indígenas, caboclas, caiçaras e à miscigenação de raças.

Serão aceitas todas as técnicas de produção artesanal ou manual, estilos e matérias-primas. Peças com entalhes em madeira, biskui, vidro, metal e crochê produzidas por artesãos, de acordo com a cultura de cada localidade, podem fazer parte das mostra. O diretor-técnico da Sutaco, Fernando Ferreira dos Santos, informa que a cidade de Potim, no Vale do Paraíba, por exemplo, é conhecida pelo trançado em taboa (folhas de uma planta encontrada em águas paradas que, depois de secas, são utilizadas para tecer esteiras, cestos e outros objetos). Cunha se destaca pela produção de cerâmica em alta temperatura. Em Taubaté, mesma região, a predominância são peças do artesanato tipicamente paulista: cerâmica crua.

Para ver e comprar – A comissão de seleção analisará tipicidade, qualidade, valores culturais e a diversidade de cada obra. A Sutaco tem cerca de 34 mil artesãos cadastrados e todos podem se inscrever para a seleção das criações que comporão a exposição, que será apresentada ao público entre os dias de 2 e 17 de dezembro, das 10 às 17 horas, exceto nos finais de semana, no prédio do Banespa/Santander da Rua João Brícola, 24 – centro. Em 2003, foi visitada, diariamente, por quase 8 mil pessoas/dia.

“Percebemos que muitos não participavam porque não obtinham lucro”, ressalta o diretor. Nos últimos anos, a organização do evento decidiu que todos os presépios podem ser comercializados. Este ano, estarão expostos para a venda de 15 a 17 de dezembro. Os valor das obras varia de R$ 40,00 a R$ 5 mil, dependendo do tipo de material e da técnica empregada. A Sutaco reúne associados desde jovens artistas até nomes consagrados. Todos têm à disposição assessorias jurídica e técnica, emissão de nota fiscal para venda, consignação e exportação de produtos (sem a necessidade de abertura de firma), biblioteca, cursos de qualificação na área artesanal, comercialização dos trabalhos e microcrédito do Banco do Povo Paulista.

SERVIÇO
Associados poderão se inscrever pessoalmente na Rua Boa Vista, 170 – Edifício Cidade I – 3º andar – bloco II – centro – CEP 01014-000, via fax 3241-7328 ou pelo serviço dos correios. A ficha de inscrição pode ser obtida também pela página da Internet www.sutaco.com.br. O telefone é (11) 3241-7334

Viviane Gomes
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)