Evento: Aniversário de São Paulo será comemorado com missa no Páteo do Colégio

A cidade de São Paulo comemora 449 anos no próximo dia 25

qui, 16/01/2003 - 20h37 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, dia 25, a partir das 10 horas, será realizado no Pateo do Collegio, a Missa Festiva que marca os 449 anos da fundação de São Paulo e do Colégio de São Paulo de Piratininga, fundado pelos jesuítas em 1554.

Como parte das comemorações, o Diretor do Pateo do Collegio, Padre José Maria Fernandes, celebra missa também no dia 24, às 12 h, e a Orquestra de Câmara Paulista apresenta-se em seguida com a ‘Cantata do Café’, obra de Bach considerada alegre e até mesmo burlesca e escrita para o Collegium Musicum de Leipizig, do qual o compositor era então diretor.

História

A primeira instalação do Colégio de São Paulo de Piratininga (São Paulo nasceu ao seu redor) era uma cabana de pau a pique de cerca de 90 metros quadrados ou, como descrita por Anchieta, de 10 por 14 passos craveiros (medida linear portuguesa). Em 1556, a construção foi finalizada em taipa de pilão. Essa parede é uma das maiores atrações do Pateo do Collegio (grafia original do século 16) que fica na Praça Pateo do Collégio, 84, Centro.

Nos últimos dois anos, como parte do processo de revitalização do centro da cidade, o Pateo do Collegio teve restaurados e preservados a Cripta, que data do século 17 – ali estiveram os restos mortais da índia Bartira e do cacique Tibiriçá; o Auditório Padre Manoel da Nóbrega, agora aberto para recitais, palestras e conferências; a Biblioteca Padre Antonio Vieira, que está passando por uma reforma completa e será especializada em História, centralizando documentos até então espalhados pelo país; e o Museu Anchieta, que possui um acervo significativo com peças dos séculos 16 ao 19, com destaque para a pia onde foram batizados os primeiros paulistanos

A Capela Beato Anchieta, cujo destaque é o altar do século 19, encontra-se em processo de restauro mas já pode apresentar o órgão tubular Tamburini, inaugurado em 2002, e o Oratório Anchieta, com peças valiosas.

C.A