Evento: Águas de Lindóia é sede do 1° Fórum de Turismo do Meio Rural do Circuito das Águas

Encontro será realizado nesta terça e quarta, dias 18 e 19

ter, 18/11/2003 - 9h01 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de estimular e fortalecer o turismo no meio rural de forma sustentada nas regiões Campinas, Mogi Mirim e Bragança Paulista, assim como sua importância para a preservação do meio ambiente, será realizado na próxima terça e quarta-feira,dias 18 e 19, em Águas de Lindóia, o 1° Fórum de Turismo do Meio Rural do Circuito das Águas.

O evento, realizado por meio dos Escritórios Regionais Campinas e Jundiaí do Sebrae-SP, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério da Agricultura, tem como público alvo proprietários rurais, assim como entidades públicas e privadas do setor de turismo, operadoras e profissionais do setor, que possam desenvolver o turismo na região.

‘O objetivo é o de oferecer informações sobre os meios para implantar ou fortalecer os empreendimentos turísticos ,que têm um enorme potencial na região de Campinas, Mogi Mirim e Bragança Paulista’, diz Maísa Fernandes Nogueira, técnica do Sebrae-SP em Campinas. ‘O evento foi motivado pela demanda crescente em torno de informações sobre turismo rural na região’, acrescentou.

Segundo a técnica, a região apresenta diversos pontos positivos para a implantação do turismo no meio rural, entre as quais antigas fazendas de café, rios e cachoeiras, fontes de águas minerais, pontos para esporte de aventura, tradições culturais e religiosas, assim como pequenas agroindústrias artesanais.

Tais pontos se espalham por cidades como Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia Serra Negra, Socorro e Tuiuti. ‘Destacaremos a formação de parcerias para a organização da atividade’, afirmou Maísa.

Entre os temas das palestras do primeiro dia, estão A Sustentabilidade do Turismo Rural, Legislação Ambiental e Linhas de Financiamento em Turismo Rural. No dia seguinte, serão abordados temas como a Importância da Qualificação de Monitores para as Atividades d do Turismo Rural, Turismo Rural e Legislação Trabalhista e Como Promover o Turismo Rural em seu
Município.

O coordenador do Núcleo de Turismo do Sebrae-SP, José Bento Desie, fará a palestra de encerramento, dia 19 de novembro, quinta-feira, às 14 horas, abordando o tema ‘A Atuação do Sebrae-SP junto aos Municípios para o Desenvolvimento do Turismo Receptivo’.

O evento será realizado no Hotel Monte Real Resort (Rua São Paulo, 622 – Águas de Lindóia) e o investimento é de R$ 10,00. Informações e inscrições podem ser feitas pelo tel.: (19) 3808-6013.