Evento: Agricultura em pauta no 47º Congresso Estadual dos Municípios

Tema 'A Agricultura e os Municípios' será abordado nesta quarta-feira, dia 9

qua, 09/04/2003 - 8h34 | Do Portal do Governo

O painel de palestras e debates do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, e do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, será realizado nesta quarta-feira, dia 9, às 15 horas, no Hotel Casa Grande, Praia da Enseada, no Guarujá.

O ciclo de palestras faz parte da programação semanal do 47º Congresso Estadual de Municípios, que reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas da grande maioria dos 645 municípios do estado.

Neste ano, como nos anteriores, a Associação Paulista de Municípios, organizadora do evento, sob a presidência do prefeito de Osasco, Celso Giglio, promove uma série de debates entre as várias áreas do governo com participação de quase a totalidade dos secretários estaduais e de autoridades do governo federal. Nesta edição, o tema ‘A Agricultura e os Municípios’ aborda a importância do envolvimento das autoridades municipais no processo de implantação de políticas agrícolas.

De acordo com o secretário Duarte Nogueira, grande parte dos programas da secretaria necessita da colaboração dos prefeitos. Ele destaca o Programa de Microbacias Hidrográficas – de recuperação do solo, das matas ciliares e aumento da produtividade nas pequenas propriedades; Programa das Pontes Metálicas. “Neste último, os prefeitos se responsabilizam pela construção das cabeceiras e o Estado pela ponte”, explica Nogueira.

Desde 2001, são cerca de 1.100 pontes em todo o Estado. No caso do Programa Melhor Caminho, que já recuperou mais de 4 mil km de estradas rurais, é indispensável para conservação pelas autoridades municipais.

(AM)