Evento: ‘Agita Melhoridade’ se une à campanha de prevenção de doenças do coração

Evento será realizado em 29 de setembro

ter, 24/09/2002 - 17h46 | Do Portal do Governo

No dia 29 de setembro será realizado em São Paulo o Agita Melhoridade 2002, evento anual promovido pelo Programa Agita São Paulo, criado pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS).

Este ano, o evento vai integrar as comemorações do Dia Mundial do Coração, promovido pelo SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) e a Funcor (Fundação do Coração) no Brasil, e coordenado mundialmente pela World Heart Federation (Federação Mundial de Cardiologia).

O evento vai começar às 6 horas quando o Padre Marcelo Rossi
realizará a Missa Dominical especialmente dedicada ao tema ‘Ame seu
Coração’. A grande mobilização será às 9 horas na Av. Paulista com Haddock Lobo, seguida de caminhada de 4,5 km, passeio ciclístico com cerca de 2 mil ciclistas e carreata com mais de 500 carros antigos em direção ao Ginásio do Ibirapuera.

O Agita Melhoridade vai participar com grupos de terceira idade da Região Metropolitana. Às 13 horas haverá show com RPM no Ginásio do Ibirapuera .Os ingressos para o show deverão ser adquiridos na IV Expo Qualidade de Vida que acontecerá de 26 a 28 de setembro, das 8 horas às 20 horas, no Centro de Eventos São Luiz (Rua Luiz Coelho, 323), no Centro Olímpico no Parque das Bicicletas ou no prédio da Gazeta (Av Paulista, 900) mediante a entrega de 1 Kg de alimento não perecível ou R$ 3,00, que serão doados à Pastoral da Criança.

‘O principal objetivo do Agita Melhoridade, assim como de todo o Programa Agita São Paulo, é a promoção da atividade física. Esta também é a meta do Dia Mundial do Coração que neste ano traz como tema central o combate à obesidade, fator já detectado como a maior causa de doenças cardiovasculares, mais grave até que o tabagismo. Por isso, consideramos muito importante a participação do Agita Melhoridade neste dia de mobilização’, afirma Dra. Sandra Matsudo, coordenadora do programa.

Segundo a Federação Mundial de Cardiologia existem cerca de um bilhão de pessoas com obesidade ou sobrepeso no mundo e este problema está superando o tabagismo como causa de doenças cardiovasculares. A obesidade ocorre pela prevalência, nos dias atuais, de ambientes e estilos de vida que não priorizam a atividade física e a alimentação saudável.

A Federação alerta ainda para o impacto direto da obesidade nas crianças: existem cerca de 22 milhões de pessoas obesas ou com excesso de peso na faixa etária entre 4 e 14 anos no mundo. Nos Estados Unidos a cada três crianças uma é obesa. No Brasil, 12% das mulheres e 7% dos homens adultos são obesos.