Estudo: Seade avalia o Programa Jovem Cidadão

nd

qui, 04/04/2002 - 15h57 | Do Portal do Governo

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, vem acompanhando e avaliando os resultados do programa ‘Jovem Cidadão: Meu Primeiro Trabalho’.

Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), o objetivo desse programa é oferecer aos jovens entre 16 e 21 anos da rede pública estadual, a primeira oportunidade no mercado de trabalho, por meio de um estágio remunerado.

A coordenação do programa é da Sert e conta com a participação da Secretaria Estadual da Educação e outras instituições públicas, além da parceria com empresas do setor privado que oferecem vagas de estágio por um período de seis meses. Ao Governo do Estado compete o pagamento de metade da bolsa-estágio e do seguro de vida e de acidentes pessoais e, às empresas, a outra metade e o vale-transporte.

Até o momento, o Seade já elaborou 16 Boletins Mensais de Acompanhamento a fim de identificar o desempenho do Programa. Também foram realizadas três coletas entre estagiários com o objetivo de traçar o perfil sociofamiliar desses estudantes, de caracterizar os estágios em relação aos benefícios e treinamento recebidos, jornada diária e atividades exercidas e de explorar a influência do estágio segundo a percepção do próprio jovem, em diferentes áreas com destaque para a convivência familiar, desempenho escolar, projetos educacionais e de trabalhos futuros.

No momento estão sendo pesquisados os jovens que participaram do Programa para falarem sobre a experiência do estágio concluído.

As empresas também estão sendo ouvidas com o objetivo de fornecer elementos para o entendimento em relação ao programa e aos estagiários e de identificar as condições de trabalho dos jovens e os progressos obtidos em seu processo de formação.