Estudo: Cati mostra como plantar milho e soja gastando menos

Dia de Campo Sobre Milho e Soja traz alternativas de plantio

seg, 01/04/2002 - 20h17 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) realiza na próxima quinta-feira, dia 4, a partir das 9 horas, o Encontro Tecnológico na Agricultura, onde os produtores vão conhecer as tecnologias disponíveis e os cultivos adequados e promissores para o Estado de São Paulo com relação a cultura de milho e soja. O dia de campo vai ser uma análise comparativa dos cultivos da Embrapa e do Instituto Agronômico.

No evento, será demonstrado o potencial das novas variedades de sementes de milho lançadas pela Cati e a disponibilidade para o plantio na safra 2002 e 2003, além de abordar o sistema de plantio direto na palha, com dinâmica de uso de plantadeiras.

Segundo o engenheiro agrônomo Armando Portas, a produção das sementes de milho – variedades da Cati – é fruto de um trabalho voltado ao pequeno produtor familiar em virtude do custo mais baixo. Com relação as vantagens
obtidas com produtividade, rusticidade e melhor adaptabilidade climática, a comercialização das sementes de milho superou todas as expectativas.

Além disso, os agricultores em geral querem minimizar seus custos. Em relação a soja, só esse ano expandiu 10% no Brasil. E como a cidade de São Paulo é importadora de sementes, a Cati está aumentando a produção e testando cultivos que se adeqüem ao território paulista.

A Cati já lançou variedades de milho como AL-25, CATI-34, AL- Bandeirante e agora o CATIVERDE. Só para este ano vão ser disponibilizados 60 mil sacos da AL-Bandeirante. Cada saco de 20 quilos custa R$ 28,00 e dá para um hectare.

A área de sementes da Cati vai produzir toneladas de algodão, amendoim, arroz irrigado e sequeiro, aveia branca e preta, feijão, mamona, milho, soja, trigo entre outros.

Todas a sementes da Cati podem ser encontradas
nas Casas de Agricultura instaladas em todos os municípios paulistas ou nos núcleos de produção localizados nas regiões.