Estudantes em recuperação obtêm bons resultados no Saresp

nd

seg, 04/02/2002 - 19h54 | Do Portal do Governo

A recuperação de férias feita nas escolas estaduais em janeiro conseguiu resultados positivos: 78,6% dos 261 mil alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental que tiveram aulas durante o mês passado passaram nas provas do Saresp – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. E 11% destes estudantes, que estão em torno da média, deverão, obrigatoriamente, fazer a recuperação paralela de três horas semanais no próximo ciclo.

Do total de 864 mil alunos que fizeram a primeira prova do Saresp, 7,5% foram reprovados mesmo após a recuperação nas férias e irão para as classes de recuperação de ciclo onde usarão materiais e metodologia das classes de aceleração, um projeto premiado pela Unesco. Dos alunos matriculados inicialmente na 4ª e 8ª séries, 47 mil não realizaram a primeira fase por motivos diversos, cujo rastreamento está sendo feito pela Secretaria da Educação. Parte desses alunos está entre os já transferidos para as redes municipais; parte mudou de unidade de ensino ou teve problemas de saúde; outros abandonaram a escola. Nesta segunda fase, 15 mil alunos realizaram a prova fora de suas unidades de ensino.

As provas da primeira fase (em novembro) e da segunda fase do Saresp foram compostas por uma redação e uma prova objetiva de Língua Portuguesa, com 30 questões. A opção pela disciplina ocorreu devido à alta correlação entre desempenho em leitura, compreensão de texto e escrita e o aprendizado em outras áreas do conhecimento.

Dos 350 mil alunos que a Secretaria da Educação encaminhou para a recuperação após a primeira fase do Saresp, 75 mil alunos que ficaram próximos à média foram aprovados pelos Conselhos de Escola, após análise da redação e das avaliações realizadas durante o ano. Também por decisão das escolas, ficaram retidos para a recuperação de ciclo, sem a alternativa da recuperação da férias, 12.993.alunos

O resultado da segunda fase do Saresp mostrou que a recuperação nas férias melhorou significativamente a aprendizagem de todos os alunos. Nas classes de 4ª série, 87,2% dos alunos que na primeira fase do exame haviam acertado 13 ou 14 questões, responderam corretamente mais da metade da prova após a recuperação de férias.

Do total de alunos com 10 a 12 acertos na primeira fase, 72,8% acertaram mais de 50% da prova, índice obtido também por 44% dos que tiveram de zero a nove acertos.

Na 8ª série, os melhores resultados ficaram com os estudantes do noturno, demonstrando que, se oferecida uma oportunidade sistematizada de estudo, o sucesso desses alunos pode ser bem maior. Do total de estudantes desta série, 89,1% dos que acertaram 13 ou 14 questões na primeira fase responderam corretamente a mais de 50% da prova após a recuperação de férias. O mesmo ocorreu com 78% que haviam respondido entre 10 e 12 perguntas corretas em novembro e 55% daqueles que haviam acertado de zero a nove questões. Nas 8ª séries diurnas, a percentagem de alunos com acerto superior a metade da segunda prova foi de 82,8% entre os que haviam respondido 13 ou 14 questões corretamente em novembro; 69% para os que acertaram de 10 a 12 perguntas inicialmente e 45% entre os que obtiveram nove ou menos acertos.

A prova do Saresp não é a única avaliação dos alunos. Regularmente, o próprio professor aplica provas e trabalhos escolares para avaliar e registrar o desempenho da aprendizagem do estudante, devendo, inclusive, encaminhá-los para as recuperações contínuas ou paralelas durante o ano.