Estradas: Programa Melhor Caminho recebe certificação ISO 9001-2000

Projeto mantém 4,4 mil km de estradas rurais em mais de 500 cidades do Estado e auxilia no escoamento da safra

seg, 14/07/2003 - 14h53 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp) recebeu a Certificação ISO 9001-2000 pelos projetos de obras em estradas rurais, com destaque para o planejamento, execução e controle e conservação do solo e água. O novo certificado expedido pela Fundação Vanzolini foi obtido pelo programa Melhor Caminho, desenvolvido desde 1997.

Nos últimos seis anos, conseguiu manter as estradas de terra trafegáveis durante todas as épocas do ano. A Codasp recuperou 4.400 km em 579 cidades, 86,36% do total de 645 municípios do Estado. As 972 obras realizadas no período auxiliaram 74 mil produtores.

O trabalho da Codasp é executado de acordo com as necessidades de transporte de cada região. Prevê o escoamento da safra e acesso às escolas e centros comerciais.

Para atingir essa meta utiliza requisitos tecnológicos de última geração, apropriados à conservação de estradas rurais e corretos do ponto de vista ecológico.

O desafio é prever medidas que garantam o trânsito nas vias rurais e atenuem problemas como chuvas, erosão e tráfego constante de veículos pesados.

Transferência de tecnologia

Por meio de seminários, treinamentos e execução de obras em trechos críticos das estradas municipais, o Melhor Caminho transfere às prefeituras tecnologia necessária para manter as estradas trafegáveis. A medida elimina o problema da erosão na microrregião das vicinais.

As prefeituras, agricultores e a comunidade são orientados sobre a importância de se conservar as estradas rurais e motivados a solucionar esse problema.

Cursos e treinamentos específicos para técnicos e operadores de máquinas são a etapa seguinte, onde a tecnologia e know-how da Codasp em conservação de solo e água e controle de erosão são transferidos ao pessoal técnico e operacional, garantindo a qualidade desejada na execução das obras.

A Codasp demonstra, na prática, como planejar e executar a conservação de um trecho de extensão variável de estrada em estado crítico. O plano de gerenciamento da frota é a próxima etapa. É um trabalho para melhor controlar a produção, custos e manutenção dos outros serviços. Na última fase do Melhor Caminho, a Codasp ensina como planejar a atuação nas vicinais de terra.

Produtos pró-estrada

Com recursos estaduais de R$ 40 milhões, a Codasp investiu em máquinas para a recuperação das estradas vicinais rurais. São tratores-esteiras, pás-carregadeiras, motoniveladoras e retroescavadeiras.

O serviço evoluiu para a criação das Patrulhas Mecanizadas, que atendem a 480 municípios, divididos em grupos de seis, formando 80 consórcios. Essas equipes recebem 320 máquinas e a companhia fornece o suporte e a orientação técnica para a operação dessas patrulhas.

Codasp

A Codasp é vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. Nasceu como órgão regulador dos preços de mercado e é referência em padrão de qualidade dos serviços de motomecanização.

Em 1997, iniciou nova fase como prestadora de serviços. Criou os programas Melhor Caminho, de conservação e recuperação de estradas rurais; Água Limpa, que garante água de qualidade em quantidade suficiente para atender às necessidades da população e desenvolver a agricultura; e De Olho no Peixe, dirigido principalmente para o desenvolvimento da piscicultura.

A instituição também realiza atividades de construção de represas e terraços e projetos ligados à agricultura. O objetivo é obter o melhor aproveitamento dos recursos naturais renováveis do Estado de São Paulo.


Codasp – www.codasp.sp.gov.br – correio eletrônico – codasp@sp.gov.br – Telefone (11) 5077-6500

Da Agência Imprensa Oficial –
-C.M.-