Estradas: Intervias recebe prêmio Motiva de Responsabilidade Social

Objetivo é reconhecer as ações sociais de empresas e organizações

sáb, 28/08/2004 - 18h15 | Do Portal do Governo

Promovido pelo Instituto Motiva de Educação Comunitária e Desenvolvimento Local, voltado principalmente à capacitação profissional de pessoas de baixa renda e portadores de necessidades especiais, o prêmio “Motiva de Responsabilidade Social”, por meio do Selo Empresa Legal, tem como objetivo reconhecer as ações sociais de empresas e organizações, retratando e motivando o cumprimento da legislação ambiental, social, trabalhista e tributária, princípios da declaração universal dos direitos humanos e convenções das Nações Unidas sobre os direitos da criança.

O prêmio é baseado nos critérios internacionais da Social Accountability 8000 (SA8000), primeiro padrão global de certificação da responsabilidade social das empresas. A certificação é conferida à empresa pelo prazo de um ano.

A Intervias – Concessionária de Rodovias do Interior Paulista S/A com o Projeto Escola recebeu o prêmio Motiva de Responsabilidade Social. Este prêmio conta também com o apoio da deputada estadual Célia Leão, que há anos desenvolve ações em prol dos portadores de necessidades especiais.

Na cerimônia, estiveram presentes recebendo o prêmio, o Gerente de Relações Institucionais, Fernando Silveira Eduards e a Coordenadora do Projeto Escola Intervias, Maria José F. F. Finardi. “É uma satisfação muito grande receber mais este prêmio em nome de todos os colaboradores da Intervias, principalmente pela qualificação do trabalho realizado pelo Instituto Motiva e da preocupação que eles têm com os portadores de necessidades especiais, que muitas vezes são esquecidos em nosso país. É mais um prêmio que nos incentiva na continuidade do trabalho social que realizamos, porque acreditamos que este é o melhor caminho para alcançarmos um Brasil mais justo”, ressalta Eduards.

O Instituto

O Instituto Motiva é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos, religiosos ou políticos e que tem como proposta principal a geração de emprego e renda. Foi fundado em 20 de fevereiro de 2000 por um grupo de empresários paulistas que se reuniram em torno da questão da empregabilidade e da recolocação no mercado de trabalho.

A premiação é feita por meio de uma seleção prévia, a partir da pesquisa dos cases de Responsabilidade Social das organizações que atuam diretamente na promoção social, buscando a imagem de empresa sócio-responsável.

O Instituto iniciou uma série de projetos sociais voltados principalmente à geração de emprego e renda, qualificando em seus quatro anos de existência mais de 40 mil pessoas e empregando cerca de 25 mil.

O Instituto Motiva desenvolve projetos sociais com apoio das Iniciativas Pública e Privada, todos com gestão própria e altamente qualificada, voltadas à execução de tarefas específicas junto às mais de 600 entidades parceiras dentre as quais se destacam as Associações de Pessoas Portadoras de Deficiência, que trabalham junto com o Instituto Motiva, especificamente na reabilitação vocacional e capacitação para o emprego de pessoas portadoras de deficiência física.