Estradas: Intervias obtém maior nota em serviços prestados nas praças de pedágio

Verificação foi realizada entre agosto de 2003 e fevereiro de 2004 pelo IPT

sex, 23/07/2004 - 15h23 | Do Portal do Governo

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP), exercendo suas atribuições de entidade regulamentadora e fiscalizadora da qualidade dos serviços prestados pelas Concessionárias de Rodovias do Estado de São Paulo, avalia periodicamente a aderência da infra-estrutura física, lógica e de recursos humanos, em relação aos modelos de operação documentados pelas concessionárias, através de uma avaliação tecnológica dos sistemas de arrecadação manual e automática destas empresas. No exercício de 2003 / 2004, esta verificação foi realizada entre agosto de 2003 e fevereiro de 2004 pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S/A (IPT) que levantou os dados e fez entrevistas estruturadas em todas estas concessionárias.

Esta avaliação compreende os seguintes aspectos: qualidade dos serviços oferecidos pelas concessionárias nas praças de pedágio, riscos de impacto nos valores da arrecadação recolhida ao Poder Concedente, segurança física e lógica dos sistemas de informática, organização e métodos contidos nos procedimentos correntes e verificar se as ações sugeridas em relatórios anteriores foram implementadas.

Foram feitas análises em quatro grandes áreas: Estrutura Organizacional, Infra-estrutura Tecnológica, Arrecadação Manual e Arrecadação Automática. O Centro de Gestão de Meios de Pagamentos (CGMP) – Sem Parar não foi avaliado. Cada área contribuiu eqüitativamente para a avaliação tecnológica da Concessionária, com aproximadamente 25% da pontuação obtida.

Foram eleitos também, como focos principais, dois pontos de vista que buscaram uniformizar os critérios de avaliação das concessionárias, independente do seu porte, sendo eles: visão de atendimento ao usuário: expressa a qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias nas praças de pedágios e visão de atendimento ao Poder Concedente (Governo): expressa a rastreabilidade e confiabilidade das informações prestadas pelas concessionárias de rodovias ao Poder Concedente, assim como a aderência dos serviços prestados por estas aos padrões estabelecidos. A Intervias se destacou como a primeira colocada entre as 12 concessionárias do estado, segundo a visão de atendimento ao usuário.