Estradas: Artesp certifica concessionárias pela redução de vitimas fatais nas rodovias

Objetivo do Prêmio Vida é incentivar as 12 concessionárias a investirem em programas de redução de acidentes

ter, 31/08/2004 - 11h24 | Do Portal do Governo

As concessionárias Autoban, Vianorte, Viaoeste e SPvias receberam ontem, dia 30, o certificado “Prêmio Vida”, conferido pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) por apresentarem o melhor desempenho na redução de vitimas fatais nas rodovias do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.

A certificação do Prêmio Vida, instituído em junho de 2000 pela Artesp, tem por objetivo incentivar as 12 concessionárias a investirem em’ programas de redução de acidentes e, principalmente, em ações para diminuir o número de mortes nas rodovias.

A Agência de Transporte definiu, em função do desempenho obtido em 2003 e das características apresentadas ao longo do ano, três metas a serem cumpridas pelas 12 concessionárias até dezembro de 2004.

A primeira meta é reduzir o índice de mortes por atropelamento entre 5% e 15%, dependendo das necessidades prioritárias de cada rodovia. A segunda é diminuir em 10% a quantidade de vítimas fatais nos principais tipos de acidentes causadores de óbitos em cada trecho concedido.

A outra meta, única com medição anual, determina que cada uma das empresas concessionárias deve identificar a quantidade de motocicletas em circulação, a tipologia dos acidentes envolvendo este tipo de veículo, as principais características do modelo e o perfil do motociclista vítima de acidente.

As mortes por atropelamentos é uma das principais preocupações da Artesp e da Secretaria de Transporte. No ano de 2000 foram registrados 791 atropelamentos, sendo 758 em 2001, contra 734 no ano seguinte e 692 no ano passado. Na comparação entre os períodos de 2000/2003 a redução foi de 12,5%.

Ações e serviços reduzem os acidentes nas rodovias

Em 2001, devido a esta iniciativa da Artesp, as empresas iniciaram importantes campanhas de saúde e educação no trânsito. Na área de saúde, foram investidos R$ 3,2 milhões em 114 campanhas e 90.042 atendimentos. Já em educação, o investimento de R$ 4,1 milhões foi distribuído em 116 municípios, beneficiando 1.223 escolas e 626.693 alunos.

Este conjunto de ações e o Serviço de Ajuda ao Usuário (SAU), com quase 5 milhões de atendimentos desde uma simples troca de pneu até a remoção de vitimas em acidentes, coordenados pela agência, resultou numa contribuição direta para aumentar a segurança viária nos 3,5 mil km de rodovias operadas pelas 12 concessionárias. Em 2003, o número de mortes nos 3,5 mil km de rodovias reduziu em 19,8%, enquanto que os feridos diminuíram 0,5% e o número de acidentes em 3,4%, na comparação com o ano de 2000.

Da Assessoria de Imprensa da Artesp

(AM)