Estrada vicinal beneficia São João da Boa Vista e Águas da Prata

Com 19.300 metros de extensão, obra incrementa turismo e escoamento agrícola

sáb, 29/11/2003 - 15h52 | Do Portal do Governo


‘Esta estrada é importante para toda região, porque vai estimular o agronegócio e o turismo, transformando a qualidade de vida das pessoas’, disse o governador Geraldo Alckmin ao entregar neste sábado, dia 29, a estrada vicinal que interliga os municípios de São João da Boa Vista e Águas da Prata, na região de São João da Boa Vista.

A vicinal, denominada Estrada da Serra Paulista, tem 19.300 metros de extensão e teve investimentos de R$ 5,6 milhões do Tesouro do Estado, com obras executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Secretaria dos Transportes. Sua conclusão é a realização de um sonho que já iria completar 50 anos.

Serão beneficiados aproximadamente 87 mil habitantes da região, especialmente os cerca de 450 pequenos e médios produtores rurais, instalados ao longo da estrada, e que são responsáveis pelo escoamento de um terço de toda a produção agrícola de São João da Boa Vista. Anteriormente de terra, era muito estreita e causava transtornos aos usuários, especialmente na época de chuvas.

A obra permitirá também maior incremento no turismo da região. Em seu trajeto há diversas cachoeiras e fazendas antigas, com opções de lazer que incluem restaurantes, passeios ecológicos, laticínios de queijos e alambiques.

O governador Geraldo Alckmin após percorrer toda estrada de Águas da Prata a São João da Boa Vista, elogiou a qualidade da obra. ‘Vale a pena conhecer e dar um passeio, tem uma vista deslumbrante e clima privilegiado’, afirmou.

O prefeito do Município, Laert de Lima Teixeira, destacou a importância da obra para o desenvolvimento sustentável da região. ‘Nestes últimos sete anos, o volume de investimentos que tivemos na infraestrutura do nosso município corresponde a 150 anos da história de São João da Boa vista’.

Em águas da Prata, Alckmin autorizou a construção de 40 moradias por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e viabilizadas pelo programa Pró-Lar Rural que tem como objetivo fixar o homem do campo na sua região evitando a migração para zonas urbanas.

O secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes, disse que esta obra é a maior estrada vicinal construída este ano no Estado de São Paulo. ‘É uma obra que está sendo entregue com todos os requisitos de segurança e proteção ambiental’, disse o secretário.


  • Para ver mais imagens clique aqui.

    Takao Miyagui / Cristiano Matsuda