Estiagem: Defesa Civil divulga boletim meteorológico especial para o Estado de São Paulo

Estiagem associada às altas temperaturas favorece a ocorrência de queimadas e prejudica dispersão de poluentes

sex, 05/09/2003 - 17h20 | Do Portal do Governo

Estiagem associada às altas temperaturas favorece a ocorrência de queimadas. Essa condição atmosférica é desfavorável à dispersão de poluentes, deixando a qualidade do ar bastante prejudicada, especialmente nos grandes centros urbanos

O Estado de São Paulo volta a passar por um período de estiagem com a chegada de uma intensa massa de ar seco neste sábado, dia 6. A situação merece mais atenção no Centro, Norte e Oeste Paulista. Alerta-se que, com essa massa de ar seco e quente que se instala no Estado, a perspectiva é de temperaturas altas para o período, com redução acentuada na umidade do ar.

Essa redução, associada às altas temperaturas, favorece a evaporação da água e a ocorrência de queimadas. Essas condições atmosféricas são desfavoráveis à dispersão de poluentes, deixando a qualidade do ar bastante prejudicada, especialmente nos grandes centros urbanos.

Além disso, a partir deste sábado, os índices de umidade atingem picos mínimos inferiores a 25%, especialmente para o Centro-Oeste do Estado. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), valores de umidade abaixo dos 20% oferecem risco à saúde, sendo recomendável alguns cuidados nos locais onde isso ocorre: a suspensão de atividades físicas, principalmente das 10h às 16 horas; beber bastante líquido para evitar desidratação; e procurar umidificar residências e locais de trabalho com recipientes de água, toalhas molhadas, vaporizadores.

A tendência é de que essas condições meteorológicas persistam até terça-feira. A partir de quarta, uma frente fria se propaga pelo Estado, elevando os índices de umidade, com previsão de chuva para algumas localidades.

Meteorologista: Lucyara Rodrigues Pereira
Chefe do CGE: 1º Ten PM Walter Nyakas Junior

Da Defesa Civil
C.A