Estado vai liberar verba para incubadora de empresas em Fernandópolis

Recursos permitirão conclusão de obras iniciadas em maio de 2000

qui, 19/12/2002 - 15h05 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin autorizou, nesta quarta-feira, dia 18, a celebração de convênio entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e a prefeitura de Fernandópolis para a conclusão das obras da incubadora de empresas do município.

Trata-se do segundo convênio firmado com o município. Destina-se ao repasse de R$ 170 mil para acabamento e obras externas de infra-estrutura do espaço que abrigará micro e pequenas empresas por períodos determinados para que possam se fortalecer.

No primeiro convênio, firmado em março de 2000, o Governo paulista liberou R$ 273 mil para a construção de galpão de três mil metros quadrados no Parque Industrial II. O projeto apresentado na época não previa as obras de conclusão.

De acordo com o diretor de Projeto Para o Desenvolvimento Industrial e Comercial de Fernandópolis, João Soares, a incubadora de empresas deve ficar pronta até o final do primeiro semestre do próximo ano. Terá capacidade para abrigar 19 micro ou pequenas empresas e o escritório central, num espaço de 150 metros quadrados. Cada empresa poderá ficar na incubadora por, no máximo, três anos. Após este prazo, deverão transferir-se para sede própria, em terreno doado pela prefeitura.

A incubadora de empresas contará com as parcerias da Associação Comercial e Industrial do município e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP), que vão oferecer acompanhamento técnico para colocação de produtos no mercado, gerenciamento e qualidade. Também poderão utilizar a estrutura do escritório central, que contará com fax e linha telefônica, além de assessoria jurídica e contábil.

Segundo João Soares, a incubadora deverá atrair empresas dos setores moveleiro, eletroeletrônico, de confecções e de calçados. “Mesmo sem divulgação, dez microempresas já se mostraram interessadas”, afirmou.

Cíntia Cury