Estado vai contribuir com a Fundação Cafu

ONG liderada pelo pentacampeão terá uma unidade do Infocentro e uma quadra poliesportiva

sex, 12/07/2002 - 19h20 | Do Portal do Governo


O Estado vai instalar uma unidade do Infocentro e uma quadra poliesportiva na futura sede da Fundação Cafu, localizada no Jardim Irene, periferia da Zona Sul da Capital. A parceria entre o Estado e a ONG liderada pelo capitão da seleção pentacampeã de futebol, Cafu (Marcos Evangelista de Moraes), foi divulgada pelo próprio jogador na tarde desta sexta-feira, dia 12, durante visita que fez ao Palácio dos Bandeirantes. Cafu, que estava acompanhado de dois irmãos, reuniu-se com o governador do Estado em seu gabinete.

Antes, foi recebido por funcionários da sede do Governo paulista que, a exemplo de outros populares, pediram centenas de autógrafos.
Já criada juridicamente, a Fundação Cafu é uma ONG que vai promover atividades esportivas, culturais, educacionais e de lazer para jovens do Jardim Irene, o bairro onde o pentacampeão viveu por 22 anos. O objetivo, segundo Cafu, é atender cerca de 300 crianças de sete a 15 anos, divididas em dois turnos: manhã e tarde. “Claro que a fundação não vai resolver todos os problemas do Jardim Irene, mas esperamos contribuir de alguma forma para reduzir a violência no bairro e fazer com que a criança tenha consciência de seu valor e que pode evoluir muito”, disse.

A fundação, segundo Cafu, será instalada em área de 2,7 mil metros quadrados, cujo terreno foi cedido pela Prefeitura de São Paulo. O projeto prevê a construção de uma sede com 2.000 m2, onde, além da quadra poliesportiva, abrigará uma biblioteca, uma brinquedoteca, playground, salas recreativas e o Infocentro (uma sala informatizada, onde a comunidade terá acesso gratuito à Internet e demais serviços disponíveis em computadores).

“Esperamos concluir a obra em oito a nove meses, mais ainda estamos buscando mais recursos para a construção”, explicou o pentacampeão.

O projeto estima investimento de R$ 1 milhão. Indagado se a ONG pretende revelar novos “cafus”, o jogador concordou com a observação e completou que pode revelar até novos governantes. “Naquele bairro e em toda periferia, existem muitos garotos inteligentes, falta só um empurrão. Espero dar esse incentivo com o funcionamento da fundação.”