Estado vai ceder Pavilhão da Nóbrega para a prefeitura

Decreto será assinado pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, dia 29

seg, 10/11/2003 - 19h49 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assina no próximo dia 20, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, decreto que cede para a Prefeitura de São Paulo o Pavilhão das Artes Padre Manoel da Nóbrega, no Ibirapuera, onde será instalado o Museu do Negro.

O pavilhão, composto por dois pavimentos com 12 mil metros quadrados, era a antiga sede da Prefeitura paulistana. Em 1992, houve uma troca. O Estado permitiu o uso do Palácio das Indústrias para a Prefeitura instalar sua sede e o município permitiu o uso do Pavilhão Manoel da Nóbrega para a Secretaria da Cultura.

Até 1996, a Cultura desenvolveu vários projetos no local, por diversas unidades da Pasta. Paralelamente, a direção da Secretaria estudava a possibilidade de transferir para o Pavilhão o Museu do Imigrante, que acabou sendo instalado no prédio da antiga Hospedaria dos Imigrantes, no Brás. Entre 1997 e 2000, o espaço abrigou um desdobramento da Pinacoteca do Estado para a realização de projetos especiais. Atualmente, o local está vazio e deverá ser utilizado para a instalação do Museu do Negro por parte da Prefeitura.