Estado Reúne Representantes de Municípios e Sociedade Civil Para Mobilização Contra a Dengue

A doença mata cerca de 20 mil pessoas por ano no mundo

sex, 08/11/2002 - 16h29 | Do Portal do Governo


A única maneira de combater a dengue é a eliminação de focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, que se reproduz em água parada e limpa. Embora as pessoas saibam que se trata de uma doença grave que pode levar à morte e conheçam as maneiras de evitá-la, o mosquito continua presente em praticamente todo o Estado e representa uma ameaça para mais de 90% da população.

Com o objetivo de incentivar a participação de todos os segmentos da sociedade civil no combate à doença, o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, reuniu-se, nesta sexta-feira, dia 8, no Palácio dos Bandeirantes, com representantes de diversas secretarias estaduais, secretarias municipais de Saúde e sociedade civil organizada. O governador Geraldo Alckmin assistiu parte da exposição. ‘O que depender do Estado para combater a dengue, nós vamos fazer’, afirmou.

No encontro, o superintendente da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), vinculada à Secretaria Estadual da Saúde, Luiz Jacintho da Silva, explicou que este ano o número de casos de dengue (40 mil) foi inferior ao registrado em 2001 (51 mil). Porém, a manifestação mais grave da doença, a dengue hemorrágica, cresceu de cinco para 19 e o número de mortes subiu de duas para seis este ano. “Entendemos que simplesmente as ações das secretarias Estadual e municipais de Saúde não são suficientes para obtermos o controle efetivo da dengue. Há necessidade de uma significativa mobilização da sociedade”, afirmou o superintendente.

Algumas ações em andamento foram apresentadas durante a reunião, como a da Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (Anip), que tritura pneus usados para evitar que o mosquito se prolifere.
A Universidade de São Paulo (USP) vai reunir um grupo de especialistas em comportamento humano da Escola de Comunicação e Artes (ECA) para iniciar estudos com o objetivo de descobrir o motivo da falta de engajamento das pessoas no combate à doença e desenvolver técnicas mais efetivas de comunicação. Já a Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM) promove palestras para conscientização de funcionários e usuários, além de manter cartazes e distribuir folhetos explicativos.

Cíntia Cury

Leia também:

  • 23 de Novembro será o Dia D Contra a Dengue