Estado recebe mais um prêmio ‘Excelência em Governo Eletrônico’

Programa 'Acessa São Paulo', recebe a premiação por seus objetivos de inclusão e universalização digital

ter, 04/11/2003 - 14h40 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo acaba de receber, pelo segundo ano consecutivo, o ‘Prêmio Excelência em Governo Eletrônico’, além de prêmios nas categorias ‘Governo para Governo’ e ‘Governo para Negócios’.

Instituído pela Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Processamento de Dados, em parceria com o Ministério do Planejamento, este é o segundo ano da premiação. Foram inscritos 80 projetos e selecionados 26 finalistas.

O prêmio principal coube ao ‘Acessa São Paulo’, programa de inclusão e universalização digital, gerenciado pela Imprensa Oficial, que tem hoje 139 Infocentros instalados (67 na Capital e 72 no Interior do Estado e Grande São Paulo), além de 14 pontos públicos que possibilitaram 4,75 milhões de acessos gratuitos à Internet.

Para o Governo paulista, esse é um programa prioritário para a universalizaçãodo do acesso aos meios eletrônicos, principalmente das camadas menos favorecidas. Outros programas premiados foram o da Coordenadoria de Arrecadação Tributária (CAT) da Secretaria da Fazenda, na categoria ‘Governo para Governo’, e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na categoria ‘Governo para Negócios’.

O sistema desenvolvido pela CAT permite acesso aos bancos de dados onde estão registradas todas as informações sobre as empresas, agrupadas por atividade econômica. Os três mil fiscais da Fazenda podem acompanhar o comportamento das 800 mil empresas ativas no Estado, bem como indicadores setoriais levantados por organismos oficiais. O objetivo principal é atuar de maneira preventiva e não punitiva. A Secretaria da Fazenda quer acompanhar as empresas mais de perto, para fazer com que a arrecadação espontânea cresça.

O IPT, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, foi premiado pelo seu site, que contém informações tecnológicas e de serviço em todas as suas áreas de competência. Incluem-se projetos, capacitação, bate-papos online, estrutura laboratorial, entre outros serviços.