Estado recebe cineastas para instalação do Conselho Paulista de Cinema

Governo paulista cederá espaço em estações do Metrô e da CPTM para divulgação de filmes paulistas

qua, 17/09/2003 - 12h13 | Do Portal do Governo


Cineastas, atores e representantes de sindicatos ligados ao cinema foram recebidos pelo governador Geraldo Alckmin em café da manhã, nesta quarta-feira, dia 17, no Palácio dos Bandeirantes. No encontro, foram anunciadas diversas ações importantes para o setor da indústria cinematográfica, como a criação e instalação do Conselho Estadual de Cinema, a divulgação de filmes em estações de Metrô e trens, apoio financeiro do Governo à produção cinematográfica e o lançamento, no próximo mês, da Loteria da Cultura.

Entre os profissionais do cinema paulista que participaram do café da manhã, estavam ganhadores do Kikito na última edição do Festival de Gramado, realizado no mês de agosto, no Rio Grande do Sul. Foram trazidos para o encontro nove troféus. “A mesa do café da manhã era uma mesa de Kikitos”, elogiou o governador.

Os decretos de criação e instalação do Conselho Estadual de Cinema foram assinados nesta manhã e serão publicados no Diário Oficial de quinta-feira, dia 18. O objetivo é articular todas políticas específicas para essa área. Tratará das questões de formação, produção, distribuição e exibição de longas e curtas-metragens, de ficção ou documentários.

A criação do Conselho era um pleito dos cineastas de São Paulo. Ele é composto por 12 membros, com mandato de dois anos, com representantes das secretarias estaduais da Cultura (que presidirá o Conselho); Educação; e Ciência; Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo; seis integrantes da sociedade civil indicados pelo governador; o diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS); e dois técnicos indicados pela Secretaria da Cultura.

Outras ações voltadas à indústria cinematográfica paulista

Alckmin também anunciou nesta manhã que as estações de Metrô e trens da CPTM, que transportam cerca de 4 milhões de passageiros por dia, deverão abrir espaço para divulgação de filmes. “Já designamos ao secretário dos Transportes Metropolitanos que as estações tenham um local com os filmes da semana, como acontece, por exemplo, em Paris. Haverá uma divulgação muito importante para os lançamentos”, disse.

Lembrou ainda que outra ação que beneficiará diretamente o setor, a Loteria da Cultura, que também surgiu a partir de sugestões da categoria, será lançada no próximo dia 10 de outubro. “O dinheiro arrecadado com a raspadinha da Loteria da Cultura será totalmente destinado ao fomento do cinema e teatro paulista. Nem um centavo irá para o Tesouro do Estado”, explicou.

De acordo com a secretária da Cultura, Cláudia Costin, a previsão é que a Loteria da Cultura tenha uma arrecadação líquida, ou seja, pagos os custos de operação, de cerca de R$ 10 milhões anuais. “As classes cinematográfica e teatral se ofereceram como voluntárias para participar de peças publicitárias para divulgação da Loteria e levarem à população a informação de que ela reverterá 100% em benefício do fomento do cinema e do teatro”, afirmou. Ela também destacou que o Conselho Estadual de Cinema, instituído nesta quarta-feira, deverá ser chamado para opinar a respeito da regulamentação complementar da Loteria, que definirá os percentuais a serem destinados a cada área (cinema e teatro).

O apoio financeiro do Governo à produção de curtas e longas-metragens (Lei Rouanet e Leio do Audiovisual) também foi tema das conversas desta quarta-feira. Os valores deverão ser definidos no fim do ano, “Mais ao final do ano, teremos uma idéia melhor do resultado financeiro das empresas do Governo, somaremos com outros recursos e vamos definir o valor desse apoio”, observou.

Cíntia Cury