Estado realiza o maior mutirão da história da Saúde

Anúncio foi feito pelo governador nesta quinta-feira, dia 21

qui, 21/10/2004 - 16h21 | Do Portal do Governo


A partir deste sábado, dia 23, um total de 39 hospitais do Estado farão, simultaneamente, o Mutirão da Saúde. O objetivo é atender a população que já tenha exames e consultas pré-agendados, como também realizar atendimentos que não tenham sido marcados, como exames de câncer de próstata, diabetes, hipertensão, hérnia, câncer de mama, catarata, pré-natal, entre outros. O Governo pretende agilizar o atendimento médico reduzindo o tempo espera nas filas dos hospitais. Considerado um dos maiores mutirões da história do País, o evento reunirá, em um único dia, mais de mil médicos e demais profissionais na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Interior.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, dia 21, pelo governador Geraldo Alckmin, durante a entrega do certificado ISO 9001 ao ambulatório de especialidades Unidade Jardim dos Prados, vinculado ao Hospital Estadual Geral de Pedreira, na região de Interlagos.

Cada um dos 39 hospitais do Estado vai desenvolver um tipo de mutirão para atender a especialidade que tiver mais demanda em sua região. Os hospitais estaduais já vêm realizando mutirões durante todo o ano, informou o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. “Mas, pela primeira vez, haverá uma ação conjunta”. O telefone para tirar dúvidas na Capital é o 150. Em outras cidades da Grande São Paulo, interior e litoral é (11)3066-8065/8684. O atendimento será das 8h às 17h.

Quanto à entrega do certificado ISO 9001 ao ambulatório de especialidades Jardim dos Prados do Hospital Estadual de Pedreira, feita pela empresa alemã BRTÜV – reconhecida pelo Inmetro -, Alckmin disse que estava orgulhoso em ver o reconhecimento de qualidade num serviço público. “Este ambulatório é o primeiro do País a receber a certificação ISO 9001. Existe um conjunto de parâmetros para verificar a qualidade do atendimento aos pacientes e da gestão. Temos aqui um bom modelo de hierarquização no serviço de saúde”, afirmou.

Alckmin explicou que o sistema de rede de saúde municipal está bem integrado com o estadual na região de Interlagos, que funciona da seguinte maneira: primeiramente, o paciente se dirige a uma das 15 Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura, faz a consulta e caso o médico ache necessário ele ir a um cardiologista, por exemplo, a própria Unidade da Prefeitura liga para o ambulatório de especialidade Jardim dos Prados e marca a consulta. O paciente vai até ao ambulatório, é atendido pelo cardiologista, se for preciso, faz o exame no próprio local. Se por acaso precisar ser internado, será encaminhado pelo ambulatório ao Hospital de Pedreira. As consultas no ambulatório são marcadas por atendentes do call center.

Este sistema já funciona há dois anos na região de Pedreira e no Grajaú. Em novembro, será inaugurado um ambulatório de especialidades na Consolação, região central, gerenciado pela Santa Casa de São Paulo. Barradas comentou que o Governo está reformando e modernizando seus ambulatórios de especialidades, colocando-os todos neste sistema de atendimento.

As 15 Unidades Básicas de Saúde pertenciam ao antigo Qualis (Programa de Saúde da Família do Governo do Estado ) que foi passado para a Prefeitura. Alckmin disse que foi “com dor no coração que o Governo passou o Qualis para a prefeitura porque o programa foi feito totalmente pelo Estado. “Na época do PAS, a Prefeitura não investia no atendimento primário. Então, nós criamos o Qualis, e passamos para a Prefeitura dentro desta lógica de hierarquização”, explicou.

Especialidades do Ambulatório Jardim dos Prados

O ambulatório de especialidades Jardim dos Prados, recebe cerca de 13 mil pacientes/mês e presta atendimento nas seguintes especialidades: dermatologia, neurologia, endocrinologia, cardiologia, otorrino, pneumologia, gastroenterologia, ginecologia, ortopedia, oftalmologia e cirurgias geral, vascular e pediátrica.

Na unidade também há serviços como fisioterapia, psicologia clínica e fonoaudiologia, além de exames de densitometria óssea, audiometria, teste ergométrico, holter, eletrocardiografia, eletroencefalografia, cardiotocografia, ultra-som, mamografia e prova de função pulmonar.

Valéria Cintra

Programação de cada hospital

Abertos ao público:

Para pacientes em fila de espera: