Estado parcela em até três vezes o ICMS para o comércio de São Paulo

Anúncio foi feito pelo governador Alckmin durante Congresso das Associações Comerciais em Águas de Lindóia

qui, 20/10/2005 - 20h53 | Do Portal do Governo


O Governo do Estado irá parcelar em até três vezes o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida irá permitir que os comerciantes fiquem com mais capital de giro para as vendas de fim de ano. As mercadorias vendidas em dezembro poderão ter o imposto recolhido em janeiro, fevereiro e março, consecutivamente, sem o acréscimo de multa ou juros.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 20, pelo governador Geraldo Alckmin, durante o 6º Congresso Estadual da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), realizado em Águas de Líndóia.

‘Essa medida é importante porque o pequeno empresário teria que recolher todo o ICMS no mês de janeiro. Com o parcelamento, as empresas ganham fôlego para poder pagar o imposto’. disse o governador Alckmin.

O presidente da Facesp, Guilherme Afif Domingues agradeceu o governador e disse que é uma grande ajuda para todas as empresas, especialmente para as pequenas e médias.

Assim com fez ano no final do ano passado, o governador irá conceder o parcelamento para possiblitar um alívio de caixa para o setor do comércio, justamente num período em que o faturamento é alto e consequentemente, o recolhimento do imposto é proporcional. Com o parcelamento, o setor consegue planejar melhor o pagamento do imposto nos três primeiros meses do ano.

Congresso

A sexta edição do Congresso Estadual da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo começou hoje e será realizado até o dia 22 de outubro, tendo como tema ‘Associativismo: estratégia para o crescimento’.

O evento é promovido pela Facesp em parceria com o Sebrae, Nossa Caixa e Associação Comercial do Estado de São Paulo. O objetivo é estimular o associativismo das micro, pequenas e médias empresas, apresentar novas oportunidades de desenvolvimento e parcerias e incentivar atividades que contribuam para a geração de emprego e renda. A Facesp conta com 400 associações comerciais filiadas e reúne mais de 300.000 empresas de todo o Estado.

Durante a abertura, o governador Geraldo Alckmin fez uma palestra abordando temas como o crescimento do PIB paulista, saúde, educação, linha de crédito para micro e pquenas empresas, recuperação da capacidade de investimentos, aumento das exportações, equilíbrio fiscal e carga tributária.

Alckmin assinou também um convênio com a Facesp para adotar ações com o objetivo de realizar um levantamento do perfil do produtor paulista, integrando o sistema de informações de apoio às exportações do Estado no âmbito do projeto Exporta São Paulo, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

O governador disse que o convênio vai trazer a informação para o pequeno empresário e estimulá-lo na luta pela exportação. Lembrou que para cada US$ 1 bilhão exportados são 60 a 90 mil empregos que são gerados. ‘A exportação em São Paulo gera vários empregos e agrega muito valor’, comentou ele.

Macedo Júnior / Carlos Prado