Estado oferece espaço para que grafiteiros desenvolvam a sua arte

Alckmin assinou decreto que garante aos grafiteiros a possibilidade de usar tapumes de obras estaduais para realizar trabalhos artísticos

qui, 25/08/2005 - 14h07 | Do Portal do Governo


Uma imensa galeria de arte na via pública. Foi dessa maneira que o governador Geraldo Alckmin definiu o projeto lançado nesta quinta-feira, dia 25, que irá disponibilizar espaços para grafiteiros desenvolverem seu trabalho. Alckmin assinou um decreto assegurando aos grafiteiros o direito de usarem todas as paredes de madeira que cercam obras públicas do Governo do Estado.

A iniciativa tem o objetivo de diminuir a pichação e incentivar a arte. “O grafite é uma arte milenar, que começou na época das cavernas. Naquele tempo, utilizavam carvão e pigmento vegetal. Hoje, o grafite é uma arte popular muito bonita, que deixa a cidade menos cinza e mais colorida”, avaliou o governador. Segundo ele, os tapumes das obras públicas enfeiam e poluem o visual cidade. “Agora, ele será transformado em um espaço de arte”, observou.

Alckmin informou que as empresas que realizam as obras públicas já estão orientadas a autorizar a grafitagem. “Isso vale para todo o Estado de São Paulo”, confirmou. O governador anunciou ainda que a Secretaria da Cultura já está oferecendo oficinas de grafitagem para a população. “Essa é uma arte muito próxima das pessoas, que fala muito perto as questões do dia-a-dia”.

O grafiteiro José Augusto Capela, que assina suas obras com o nome de Zézão, faz grafite há dez anos e hoje trabalha profissionalmente no ramo. “Sou arte-educador e faço trabalhos de decoração em residências, lojas, vitrines e também nas ruas”, disse. De acordo com ele, o decreto representa uma boa oportunidade de valorização desta arte, que até hoje ainda é um pouco marginalizada. “Também será uma boa maneira de divulgarmos o nosso trabalho”, destacou.

Linha 4 do Metrô

A assinatura do decreto foi realizada no bairro de Pinheiros no canteiro de obras da Linha 4 do Metrô. “Estamos com 20 frentes de trabalho nessa que será a maior e mais importante linha de Metrô”, apontou Alckmin. Ele explicou que a Linha 4 começará no bairro da Luz, onde haverá integração com a Linha 1 (Norte/Sul); depois passará na República, onde integrará com a Linha 3 (Leste/Oeste); em seguida irá para a Avenida Paulista, integrando com a Linha 2; e cruzará o Rio Pinheiros, onde será interligada com o trem da CPTM. “Serão transportados 900 mil passageiros por dia nessa linha”, finalizou.

Rogério Vaquero