Estado libera recursos para o Hospital Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto

Verba será destinada à compra de material para aparelho de radioterapia

qua, 18/08/2004 - 16h01 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin determinou nesta quarta-feira, dia 18, a liberação de R$ 150 mil para o Hospital Beneficência Portuguesa do município de Ribeirão Preto.

O recurso é para auxiliar na troca da pastilha de cobalto do aparelho de radioterapia, utilizado no tratamento de cerca de 800 pacientes com vários tipos de câncer, atendidos todos os meses no setor de oncologia do hospital. “A ajuda do Estado veio em boa hora. É um gesto humanitário, que irá amenizar o sofrimento de pacientes com câncer”, disse o diretor-clínico do hospital filantrópico, que atende 95% pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o oncologista Adilson Faccio, diretor de serviços do Beneficência Portuguesa, esse é o único aparelho de radioterapia do hospital. Ele foi doado na década de 90 pelo Governo Paulista e desde então o hospital passou a atender os doentes de câncer de toda a região, que engloba 33 municípios.

Faccio explicou que atualmente uma sessão de radioterapia dura de 15 a 20 minutos e, com a troca da pastilha de cobalto – responsável pela radiação gama -, o tempo de exposição do paciente à radiação vai diminuir para 2 a 3 minutos. “Dessa maneira, o serviço será agilizado e poderemos atender a um número maior de pacientes, chegando a 100 todos os dias”, disse.

Lilian Santos