Estado libera R$ 1 milhão para obras de defesa civil em Ribeirão Preto

Enchentes entre os dias 19 e 20 de dezembro deixaram quase 2 mil pessoas desalojadas

seg, 27/12/2004 - 11h20 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin autorizou, na última sexta-feira, dia 24, a liberação de R$ 1 milhão para obras de defesa civil em Ribeirão Preto. O município sofreu enchentes devido às fortes chuvas que caíram deste a tarde do domingo retrasado, dia 19, até a madrugada de 20 de dezembro, segunda-feira. O transbordamento dos córregos Ribeirão Preto e Retiro Saudoso atingiu vias públicas, imóveis e veículos e deixou quase 2 mil pessoas desalojadas. Tudo isso levou a Prefeitura a decretar Estado de Calamidade Pública.

Os recursos, que serão liberados após formalização de convênio com o município, deverão ser utilizados para obras de defesa civil, como a recuperação de uma ponte e a reconstrução do canal do Córrego Retiro Saudoso. De acordo com o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Celso Camargo, a Prefeitura está elaborando um plano de trabalho e o cronograma de aplicação dos recursos, com detalhes sobre as obras.

As inundações atingiram principalmente o Centro da cidade e as Vilas Virgínia, Tanquinho, Tibério, Ipiranga, entre outras. As famílias desabrigadas foram alojadas no Ginásio Municipal Cava do Bosque e no Centro de Encaminhamento e Triagem (Cetrem).

Para auxiliar no atendimento às famílias que foram recebidas nos alojamentos, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil repassou diversos produtos ao município. Entre eles, 500 cestas básicas, 500 colchões, 500 cobertores, 500 lençóis e produtos de higiene e limpeza.

O secretário informou que a intenção do Estado é disponibilizar os recursos ainda este ano. Para isso, é preciso que o município encaminhe ao Governo paulista toda a documentação que permitirá a celebração do convênio e também o detalhamento das obras.

Cíntia Cury