Estado leva Poupatempo móvel para região de Sorocaba

O ônibus do Poupatempo irá atender 38 municípios

ter, 06/12/2005 - 17h39 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado está instalando o Poupatempo móvel na região de Sorocaba. No total serão atendidos 38 municípios que terão serviços como emissão de carteira de identidade (RG), atestado de antecedentes, carteira de trabalho e acesso a serviços pela públicos pela Internet, além de um posto bancário.

A previsão é que o serviço esteja disponível a partir de março de 2006, pois ainda depende do processo de licitação.

A unidade móvel deve permanecer de 3 a 15 dias em cada cidade, atendendo a população por um período de 6 a 12 horas dependendo da demanda e do número de habitantes de cada município.

O secretário estadual da Casa Civil, Arnaldo Madeira, explica que o Poupatempo reúne vários órgãos, empresas prestadoras de serviços de natureza pública e apoio e o Poupatempo móvel leva esse trabalho para os municípios mais distantes. ‘É um ônibus adaptado que vai ficar nas cidades o tempo que for necessário para atender a população no padrão Poupatempo’, explica o secretário.

Além disso uma parceria com as prefeituras irá possibilitar infra-estrutura como água e transporte para a população rural, atividades culturais, médicas-sanitárias, com palestras e orientações. Será dado também apoio logístico para situações de chuvas e de risco.

Na região de Sorocaba os municípios que receberão a visita do Poupatempo móvel são: Alambari, Alumínio, Angatuba, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Bofete, Boituva, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Guareí, Ibiúna, Iperó, Iporanga, Itapetininga, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Pereiras, Piedade, Pilar do Sul, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Salto de Pirapora, Salto, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim.

Atualmente estão em funcionamento no Estado, um Poupatempo móvel que circula pela Capital, quatro postos fixos na Grande São Paulo, dois em Campinas, um em São José dos Campos e outro em Ribeirão Preto. Santos, Osasco, Bauru, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e mais uma unidade móvel na Capital começam a funcionar em 2006. ‘Com esses postos fixos e móveis iremos cobrir todas as regiões do Estado de São Paulo’, ressaltou o secretário Madeira.

Carlos Prado