Estado lança Dia D Contra a Dengue em escola da Zona Leste da Capital

Personagem Dengue-Boy deve atrair atenção das crianças para a campanha de combate à doença

ter, 23/03/2004 - 14h15 | Do Portal do Governo


Com o slogan ‘Chute a Dengue PrA Longe Daqui’ e o personagem Dengue-Boy foi lançado, nesta terça-feira, dia 23, o Dia D Contra a Dengue. O objetivo é envolver ainda mais as seis milhões de crianças e adolescentes que freqüentam a escola pública no Estado no combate aos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O governador Geraldo Alckmin e o ex-jogador de futebol Neto deram o ‘pontapé inicial’ da campanha na Escola Estadual Ascendino Reis, no bairro do Tatuapé, Zona Leste da Capital.

Os alunos que participaram da cerimônia receberam bolas semelhantes à usada pelo Dengue-Boy para ‘chutar a dengue pra longe daqui’ e ouviram do governador que esta é uma campanha educativa, já que não existe vacina contra a dengue e a maioria dos criadouros do mosquito transmissor da doença está dentro das casas das pessoas. “A educação é básica para a saúde, especialmente para prevenir doenças. E a criança tem um papel educativo muito importante. Ela é extrovertida, se manifesta, entusiasma, tem sua turma, fala com os pais. É o melhor agente de saúde que podemos ter”, afirmou.

O secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, destacou que todo o ‘exército’ de seis milhões de alunos e cerca de 300 mil professores e funcionários das escolas está engajado nessa batalha. “É importante, cada vez mais, que a escola seja um espaço de transformação de atitudes”, enfatizou.

Ele explicou que o material da cartilha da dengue teve todo um trabalho de capacitação de professores antes de ir para as salas de aula. “Orientamos quais professores deveriam abordar o tema e como abordá-lo de forma mais lúdica e mais sedutora, sem transformar o assunto em uma aula chata. O resultado tem sido muito bom. Percebemos que os alunos gostam dessas campanhas, principalmente quando têm personagem, bola, gibi. Quando é mais ilustrativa”, disse.

Alckmin informou aos alunos que a doença apresentou queda de cerca de 90% em relação ao ano passado. Foram registrados 305 casos entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, contra 5.091 no mesmo período de 2003. “Há uma percepção de que, como houve diminuição de casos de dengue em São Paulo e acabou o verão, se pode parar a campanha. Ao contrário. Nossa meta é erradicar a dengue. É hora de trabalharmos firme. Se conseguirmos bons resultados agora, no outono e no inverno, estaremos garantindo que no verão do ano que vem a doença estará sob controle”, explicou.

O secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, prevê mais casos da doença entre os meses de março e abril. “Ainda são meses quentes e com muita chuva”, disse. Ele também ressaltou que o inverno não é um bom período para o mosquito, que não se prolifera no frio. “Por isso, é importante não deixar juntar água no pratinho que fica embaixo do vaso e evitar água parada. Assim, evitamos que o mosquito volte a se proliferar quando o inverno acabar”.

Barradas lembrou ainda que os maiores focos da doença este ano foram no município de Potim, no Vale do Paraíba, e Caraguatatuba e Ilhabela, no Litoral Norte. “A situação de Potim foi a mais preocupante porque a cidade fica ao lado de Aparecida do Norte, que recebe muitos romeiros. Se a doença se alastrasse, poderíamos exportar a doença para outras cidades do Estado e do País. Fizemos uma forte ação no município, inclusive com o deslocamento de 30 pessoas da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e conseguimos controlar a doença. As cidades do Litoral Norte também conseguiram impedir o aumento no número de casos, com o empenho das prefeituras”.

Mosquito se prolifera em água parada e limpa

Vale lembrar que o vírus causador da dengue é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa contaminada, a fêmea do mosquito permite que o vírus se multiplique em suas glândulas salivares e, após cerca de 12 dias, está apta a transmitir a doença. Quando uma pessoa é picada por um mosquito infectado, leva cerca de 15 dias para apresentar os sintomas da doença, que são febre intensa, dor de cabeça, fortes dores nos olhos, musculatura, ossos e juntas. A dengue pode evoluir para a forma mais grave, que é a hemorrágica. Os sintomas são sangramento pelas gengivas, pele e intestino, podendo, inclusive, causar a morte.

O Aedes aegypti se prolifera em água parada e limpa, por isso é importante colocar areia nos aparadores de água que ficam embaixo dos vasos, lavar e esfregar bem recipientes para alimentação de animais, manter ralos limpos e secos e caixas d’água fechadas.

Cíntia Cury

Leia mais

  • Campinas recebe ‘Dengue Boy’ nesta quarta-feira