Estado lança conjunto de ações para redução do consumo no Dia Mundial da Água

Alckmin anunciou medidas de incentivo à economia, lançou programa contra vazamentos e autorizou investimentos

seg, 22/03/2004 - 16h40 | Do Portal do Governo


Alckmin anunciou novas medidas de incentivo à economia, lançou programa contra vazamentos e autorizou investimentos em saneamento básico

Acordar, levantar, lavar o rosto, escovar os dentes e tomar um banho. Este hábito comum para grande parte da sociedade brasileira pode se tornar inviável no futuro, caso não haja uma mudança de postura entre a população. A Sabesp aproveitou a comemoração do Dia Mundial da Água, nesta segunda-feira, dia 22, para alertar sobre a escassez deste bem e a necessidade de utilizá-lo de maneira racional. Além disso, o governador Geraldo Alckmin anunciou investimentos no setor de saneamento básico e uma série de ações para economizar água.

Foi lançado um programa de conscientização e premiação para os moradores que reduzirem o consumo, chamado de “Blitz olha o nível”. Equipes de funcionários da Sabesp percorrerão diversos bairros da Região Metropolitana, explicando as melhores maneiras de utilização da água e entregando kits (com camiseta, bonés e chaveiros) para os moradores que comprovarem, com a conta d’água, a redução do consumo.

O incentivo segue a mesma linha do bônus criado recentemente pelo Governo do Estado, que dará desconto de 20% na conta d’água para famílias que economizarem 20%, proporcionando redução de 40% no total. “São incentivos importantes. O Dia da Água é um dia para comemoração, mas também para reflexão. Temos de ampliar o debate sobre esse bem que é escasso e essencial para a vida”, destacou Alckmin.

O governador também anunciou o Programa Caça-Vazamento, pelo qual a Sabesp recebe denúncias de vazamentos na rede de distribuição (no telefone 195) e os funcionários vão de motocicleta ao local realizar o reparo imediato. Alckmin inaugurou, na sede da Sabesp, um show-room moderno e interativo com explicações para o uso racional da água, informações sobre redes de água e esgotos, e nível dos reservatórios. Ele assinou, ainda, autorização no valor de R$ 141,6 milhões para obras de saneamento básico na Capital e 15 municípios da Grande São Paulo.

Outra novidade anunciada será a substituição de equipamentos hidráulicos de escolas estaduais por outros mais modernos, que permitem a redução do consumo. Atualmente, 50 escolas do Estado já fizeram essa mudança e, em alguns casos, a economia chegou a até 90%.

O secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, destacou que as medidas anunciadas são importantes para conscientizar a população e reduzir o consumo. “Com isso, vamos tentar evitar a necessidade de racionamento neste ano”, disse.

Rogério Vaquero