Estado investe R$ 600 mil no IV Pan-Americano de Deficientes Visuais

Os jogos foram abertos pelo governador em exercício Cláudio Lembo, na manhã deste domingo, dia 4

dom, 04/09/2005 - 16h16 | Do Portal do Governo


Cerca de 700 atletas paraolímpicos estão em São Paulo para participar das competições do IV Pan-Americano de Deficientes Visuais da International Blind Sports Federation (IBSA), em São Paulo. Os jogos foram abertos pelo governador em exercício Cláudio Lembo, na manhã deste domingo, dia 4.

O Governo do Estado investiu R$ 600 mil no custeio das competições, que estão sendo realizadas em São Paulo, por convênio firmado com a Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC).

O Pan-Americano da IBSA é a maior competição para o desporto para deficientes visuais do Continente Americano. Ao mesmo tempo, estão sendo realizadas em São Paulo outras três competições: a Copa América de Futebol para Cegos, o Campeonato Pan-Americano de Xadrez para Cegos e a Copa do Mundo de Judô para Cegos.

De acordo com o secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, esses recursos serão aplicados nas despesas de arbitragem, estadia, alimentação, instalações esportivas e material esportivo.

“Temos aqui uma delegação grande, de 20 países participando dos jogos pan-americanos, e dando uma visibilidade positiva do Estado de São Paulo em todo o mundo. E também mostrando um lado de responsabilidade social, porque nós não entendemos o esporte apenas como o alto rendimento do esporte profissional e olímpico, mas olhamos com a atenção devida para o desporto paraolímpico e a inclusão social através do esporte”, destacou Grael.

Na opinião do secretário, a realização das competições em São Paulo também deverá credenciar o Estado para sediar os jogos mundiais de cegos, que serão realizados em 2007. “É um trabalho que São Paulo vem fazendo desde 2003, quando promovemos o Campeonato Brasileiro de Atletismo e Natação Paraolímpico. Em 2004, realizamos o I Paraolímpico do Brasil, que serviu de seletiva para os jogos Paraolímpicos de Atenas. E agora, sediamos os jogos Pan-Americanos. Isso mostra a responsabilidade social e a valorização do esporte como meio de inclusão da pessoa portadora de deficiência”, afirmou o secretário.

O governador em exercício ressaltou que a política de inclusão em São Paulo é permanente. “A realização dos jogos na nossa capital é uma vitória e um exemplo de integração”, apontou.

Cíntia Cury
C.A.