Estado investe na capacitação do servidor público, na melhoria da gestão e do atendimento

Cursos integram política de recursos humanos da administração Alckmin

ter, 25/05/2004 - 15h35 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo está implantando um amplo programa de formação e capacitação dos servidores públicos do Estado, dentro da política de recursos humanos e gestão instituída pelo governador Geraldo Alckmin.

Avançar no aperfeiçoamento da máquina governamental e capacitar o quadro do funcionalismo para melhorar o atendimento ao cidadão: este o esforço que vem sendo desenvolvido pela Secretaria da Casa Civil em conjunto com a Fundap – Fundação do Desenvolvimento Administrativo.

A assessora especial do governo paulista para Recursos Humanos e Gestão, Evelyn Levy, afirma que nesse sentido, investimentos importantes foram feitos nos últimos anos, como o Poupatempo, ‘uma experiência muito bem-sucedida, que vem se expandindo e virou uma referência no Brasil, e mesmo para o mundo.’

Houve também – acrescenta – avanços notáveis no Governo Eletrônico, com uma série de serviços prestados on-line, além de duas grandes inovações: PPA – Plano Plurianual – e sua associação ao Orçamento e à gestão de programas, e um novo modelo de prestação de serviços através das organizações sociais, como no caso dos hospitais públicos.

‘Todas essas inovações vêm trazendo à máquina do governo estadual um novo modelo de gestão pública – uma tendência que vem se verificando em todos os países do mundo’, destaca Evelyn Levy. ‘Mas agora cumpre trazer também as pessoas – que constituem o elemento mais importante da máquina governamental – para esse novo parâmetro’.

  • Leia mais:
    Melhoria no atendimento ao cidadão
    Informática para 100 mil servidores
    O novo gerente da gestão pública
    Prêmio Qualidade de Gestão

    Takao Miyagui