Estado investe mais de R$ 250 milhões para criar novo Corredor de Exportação

Corredor cria logística de comércio exterior mais consistente, aumentando a competitividade do Estado

dom, 18/04/2004 - 13h44 | Do Portal do Governo

Composto por uma infra-estrutura rodoviária eficiente, malha ferroviária (operada pela MRS) e pelos aeroportos de Viracopos e de São José dos Campos – CTA (ambos operados pela Infraero), o novo Corredor de Exportação Campinas-Vale do Paraíba-Litoral Norte criará uma logística de comércio exterior mais consistente, aumentando a competitividade do Estado de São Paulo em função do baixo custo das tarifas do Porto de São Sebastião e da proximidade com o parque industrial das regiões de Campinas e do Vale do Paraíba.

Sistema rodoviário

Nos últimos quatro anos o Governo do Estado investiu cerca de R$ 251,8 milhões em obras rodoviárias e portuárias para alavancar esse novo corredor.

Entre as obras rodoviárias pode-se destacar:

  • A construção de 16,6 quilômetros de faixas adicionais, 2,4 quilômetros de duplicação e recuperação do pavimento na Serra da rodovia dos Tamoios, com investimento de R$ 10,3 milhões;
  • A duplicação de 12,6 quilômetros, implantação de 31,5 quilômetros de acostamentos e recuperação do pavimento da rodovia Rio-Santos (SP-55), entre Caraguatatuba e São Sebastião, com investimento de R$ 13,7 milhões;
  • A implantação de faixas adicionais e melhorias na rodovia D. Pedro I, com investimento de R$ 81,3 milhões;
  • O prolongamento da rodovia D. Pedro I, entre a Via Dutra e a rodovia Carvalho Pinto, chegando até a SP-66, em Jacareí, a um custo de R$ 84,5 milhões;
  • E a construção do Trevo de Sousas no Anel Viário de Campinas, com investimento de R$ 62 milhões.

    Porto Dersa

    O Porto está localizado no município de São Sebastião, no Litoral Norte, a 220 quilômetros da Capital. Seu acesso marítimo é feito pelo canal de São Sebastião, cuja configuração natural tem condições de calado e de abrigo muito confortáveis e seguras para manobras de fundeio.

    O acesso de embarcações de maior porte é feito pela barra sul do canal, que tem largura mínima de 550 metros e profundidade de 25 metros em toda sua extensão, possibilitando a manobra de navios de até 300 mil TPB (toneladas peso bruto).

    A movimentação atual de cargas é de 400 mil toneladas/ano. Sua produtividade mensal pode chegar a 50 mil veículos, 40 mil toneladas de granel sólido e 20 mil toneladas de carga fracionada.

    Além de seus grandes atrativos naturais, o Porto Dersa São Sebastião tem uma das menores tarifas do Brasil. O custo da operação chega a ser 40% menor do que o praticado pelo Porto de Santos.

    Atualmente a Dersa investe na adequação do Porto de São Sebastião.

    Foi concluída a regularização e pavimentação do pátio 2, com 22 mil m² de área, com capacidade para estacionamento de 1.500 veículos (carga a ser embarcada). A obra teve custo de R$ 150 mil. Também estão sendo investidos mais R$ 150 mil para a aquisição, implantação e modernização dos equipamentos de segurança.

    Em agosto estará concluída a construção de dois novos pontos de amarração de navios (dolphins), com investimento da ordem de R$ 1,9 milhão.

    Está prevista a construção de um novo armazém para estocagem de cargas com dimensão de 2 mil m², em substituição ao existente, e a readequação do sistema viário interno, além de um prédio para controle de acesso. O valor estimado para estas obras é R$ 1,5 milhão.

    Projeto de ampliação

    Ainda este ano a Dersa finaliza o projeto executivo para a ampliação do Porto de São Sebastião. Estudo realizado pela Secretaria de Estado dos Transportes analisou o potencial de mercado de cargas e alternativas à disposição para que o Porto capture uma parcela significativa desse fluxo de transporte.

    O projeto prevê a construção de uma nova ponte de acesso em ‘L’, com estrutura para receber mais dois berços para atracação de navios e o aumento do calado, que passará de 8,5 metros para 14 metros. O projeto está orçado em R$ 57,8 milhões, mais R$ 20 milhões para equipamentos. Para a realização dessas obras será necessário obter o licenciamento junto à Secretaria do Meio Ambiente (EIA-Rima).

    Com essas obras, a previsão é de que, em 2010, o Porto Dersa São Sebastião esteja apto a movimentar um volume superior a 3 milhões de toneladas anuais. Atualmente, a movimentação é de 400 mil toneladas/ano.