Estado investe em equipamentos como forma de incentivo ao esporte

Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer estuda modelo para atrair patrocínio privado ao esporte

ter, 16/09/2003 - 17h08 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado está trabalhando na ampliação da infra-estrutura dos equipamentos esportivos como forma de apoio ao esporte. A informação é do governador Geraldo Alckmin, que homenageou, nesta terça-feira, dia 16, no Palácio dos Bandeirantes, os atletas e técnicos que tiveram destaque nos Jogos Pan-Americanos, realizados este ano em Santo Domingo, na República Dominicana.

Entre os equipamentos, Alckmin destacou as mais de 500 quadras poliesportivas construídas nos conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU); do Parque da Juventude, no antigo Complexo do Carandiru, que será inaugurado no próximo domingo, dia 21; a Vila Olímpica Mário Covas, que está sendo construída na Raposo Tavares; a modernização do Complexo Constâncio Vaz Guimarães, conhecido como Ginásio do Ibirapuera; e a abertura de todas as 6,5 mil escolas nos fins de semana. “Apoiando o esporte estamos enfrentando a questão da violência, estimulando a educação e a saúde e melhorando a escolaridade”, apontou.

A promoção de eventos esportivos por parte do Estado também foi apontada pelo secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael. Ele destacou a realização dos Jogos Abertos do Interior, que representam atualmente o maior evento multiesportivo da América Latina; e dos Jogos Regionais. “Basta dizer que quase todos os atletas homenageados hoje participarão dos Jogos Abertos, em Santos, no mês de outubro”, disse.

O secretário também informou que o Estado está realizando um estudo para a elaboração de um modelo de incentivo ao esporte para ser discutido no Estado e, se for aprovado, remetido à Assembléia Legislativa. Para isso, de acordo com Grael, estão sendo estudados os erros e acertos dos oito Estados da Federação que mantêm leis de incentivo ao esporte, seja por bolsa-atleta ou incentivo de ICMS.

O secretário informou que os estudos estão sendo realizados em parceria com a Secretaria da Fazenda para que até o mês de novembro a proposta esteja concluída. “No esporte, já temos bons investidores da iniciativa privada e queremos atrair mais intensamente, para que venham a patrocinar o esporte”, destacou.

Jogos Pan-americanos fortalecem união e espírito cívico

Na opinião de Alckmin, os Jogos Pan-americanos estabelecem o diálogo entre as nações, aproximam os países e os povos e, no Brasil, fortalecem a união e o espírito cívico.

“O esporte educa e afasta das drogas. Esporte é disciplina, ensina a ganhar e perder, é saúde e estímulo às gerações para uma vida sadia. Também mostra que é preciso ter garra e perseverança. É preciso passar primeiro por sacrifício, treinamento e dedicação”, afirmou.

O governador parabenizou os atletas nacionais que apresentaram crescimento, não apenas em número de medalhas, mas em todas as modalidades. “Quase metade dos atletas que foram aos Jogos Pan-americanos é federada no Estado de São Paulo”, lembrou.

Cíntia Cury