Estado inicia segunda etapa da campanha de vacinação contra paralisia infantil e sarampo

Será neste sábado, dia 21; serão cerca de 12 mil postos à disposição da população paulista

sex, 20/08/2004 - 12h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo abre neste sábado, dia 21, às 8 horas, as campanhas de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) e sarampo no Estado, no orfanato Sagrada Família, em Parque São Lucas, Zona Leste da Capital.

A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar 3,1 milhões de crianças com menos de cinco anos contra paralisia no Estado. Já contra sarampo a expectativa é de vacinar 2,6 milhões de crianças com idade entre 1 e 5 anos. As duas metas equivalem a 95% da população nas respectivas idades.

Desde 2000 não é registrado caso autóctone de sarampo no Estado de São Paulo. Os casos ocorridos em 2001 e 2002, um em cada ano, foram importados do Japão. Já em 2003 não houve nenhuma da doença nos municípios paulistas.

Já a paralisia infantil está sem caso em São Paulo desde 1988 – no Brasil desde 1989. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas anualmente com as duas gotas da vacina Sabin.

‘Manter as crianças longe de doenças como a pólio e o sarampo, garantindo um futuro mais saudável, é um compromisso do governo paulista. Por isso, esperamos que todos os pais levem seus filhos aos postos de saúde a partir de 21 de agosto’, afirma o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O Centro Educacional Comunitário Sagrada Família fica na rua Jacitara Tipiti, 4 – Parque São Lucas.

Clique aqui para ver como chegar ao local da abertura da campanha.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde