Estado inicia negociações com o BID para implantação do sistema de avaliação de programas sociais

Cooperação técnica servirá para acompanhamento permanente da situação das famílias

ter, 11/03/2003 - 12h22 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social


A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), Maria Helena Guimarães de Castro, recebeu ontem, dia 10, missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para iniciar as negociações de financiamento e cooperação técnica do Sistema de Monitoramento e Avaliação dos Programas Sociais Integrados do Estado.

Este sistema organiza informações dos programas e ações sociais implantados pela SEADS e outras secretarias de Estado, analisa o perfil de seus beneficiários dentro dos diferentes focos de exclusão social e a efetividade das ações.

“A pobreza é multifacetada, se difere em cada região do Estado, por isso deve ter tratamento distinto em cada região. Na Grande São Paulo suas características são totalmente diferentes das famílias que vivem nas zonas rurais”, explica a secretária. “ É a estratégia do Governo de São Paulo para atender as famílias com distintas necessidades sociais”, conclui Maria Helena.

O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) indicarão os 60 municípios com piores índices sociais, concentrados principalmente nas regiões do Vale do Ribeira, Pontal do Paranapanema e Vale do Paraíba e os distritos mais pobres das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Santos.

Para combater esses índices, o Governo está integrando todas as Secretarias de Estado por meio de um conjunto de ações que permitam que as famílias em situação de exclusão possam se reinserir na sociedade por meio de políticas públicas adequadas a cada caso e aprimoramento das já existentes.

A cooperação técnica com o BID servirá para o acompanhamento permanente da situação das famílias beneficiárias e se os programas estão cumprindo com seus objetivos.

(AM)