Estado inicia implantação de rede de distribuição de água na zona norte da Capital

Obras vão beneficiar cerca de cinco mil moradores de Vila Brasilândia

dom, 03/03/2002 - 14h32 | Do Portal do Governo


Cerca de cinco mil pessoas do Jardim Paraná, no bairro de Vila Brasilândia, zona norte da Capital, poderão contar, em quatro meses, com água canalizada e tratada da Sabesp. O local, de difícil acesso e que faz limite com a Serra da Cantareira, foi visitado neste domingo, dia 3, pelo governador Geraldo Alckmin, que deu início simbólico às obras de implantação da rede de distribuição de água na região.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) vai implantar a rede de distribuição, que terá sistema de bombeamento e sete quilômetros de rede, com 1.200 ligações domiciliares. Para a realização das obras, que são de difícil execução – já que as atividades incluem escavação manual – serão investidos R$ 400 mil. A água fornecida virá do Sistema Cantareira.

‘A maior parte das doenças do aparelho digestivo é originada de problemas causados por má qualidade da água’, observou Alckmin, destacando a importância da distribuição de água tratada para a saúde pública. O governador ressaltou que a obra vai ser executada porque a prefeitura de São Paulo viabilizou a regulamentação dos lotes da área, que eram irregulares. Atendendo ao pleito da população local, representada pelo presidente da Associação Amigos do Jardim Paraná, Antonio Calixto, o governador autorizará a construção de uma escola estadual no bairro, que será erguida em terreno da própria associação. ‘Vamos pedir para o dirigente regional de ensino vir aqui e acertar tudo’, informou.

Segundo o secretário de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Mauro Arce, o início da obra de saneamento básico é um compromisso firmado pelo governador Alckmin há um mês com a população local. O secretário destacou a importância da população ter contribuído na redução do consumo de energia e ressaltou que a mesma postura deve continuar com o consumo de água tratada, sem desperdícios.

Gislene Lima / Luiz Roberto Kamide